Saiba o que é gentrificação urbana e entenda os efeitos negativos nas cidades.
"Gentrificação urbana" é um termo utilizado para se referir à grande valorização de uma região da cidade. Apesar de parecer ser algo positivo, o processo ocorre muitas vezes no intuito de mudar o perfil dos moradores daquele espaço, afastando a população local para áreas onde o custo de vida é mais barato.
A gentrificação acontece principalmente por causa de especulação imobiliária. No entanto, ela também pode ocorrer devido ao desenvolvimento do turismo ou por meio de reformas urbanas.
Entre os principais pontos negativos da gentrificação urbana estão a segregação socioespacial, o aumento da desigualdade e o impacto ambiental que o crescimento urbano descontrolado provoca.
Quando falamos em gentrificação, é preciso considerar que esse processo não procura revitalizar uma região, mas sim modernizá-la para aumentar o custo de vida local e atrair um público novo para o espaço.
Para evitar esse problema, é preciso que as cidades invistam em planejamento urbano, políticas públicas para acesso residencial e disponibilização de espaços de lazer para toda a população.