Presentes em diversas cidades brasileiras, os ônibus biarticulados apresentam uma série de vantagens para a mobilidade urbana.
Ônibus biarticulados são veículos formados por dois vagões unidos por meio de uma articulação pivotante, também conhecida como mola ou sanfona.
Essa articulação é fabricada especialmente para permitir que o vagão traseiro não faça movimentos bruscos durante a locomoção, o que poderia colocar os passageiros em risco.
O primeiro ônibus biarticulado do mundo foi criado na Europa, entre 1920 e 1930. No entanto, foi apenas em 1946, com o lançamento de um modelo da montadora Kaiser-Frazer, que os veículos se tornaram populares.
No Brasil, os ônibus biarticulados estão presentes em diversas cidades e já fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas. Curitiba (PR) e São Paulo (SP) estão entre os municípios que têm diversos biarticulados nas ruas. Só a capital paranaense conta com cerca de 110 veículos em circulação.
Entre os maiores benefícios dos ônibus biarticulados estão o aumento da capacidade de passageiros, a redução de veículos nas vias urbanas e a diminuição do tempo de espera nos horários de pico.