Já ouviu falar no modal dutoviário? Ele é um dos meios usados para transportar algumas das principais mercadorias do mundo.
O modal dutoviário é caracterizado pelo transporte de cargas em dutos ou canos cilíndricos. Estes são ocos e dispostos em linhas, denominadas dutovias. Para que o material seja transportado de um ponto a outro, pode ser empregado o processo de bombeamento (que gera pressão) ou o arraste de um elemento transportador.
O emprego de dutovias gera uma série de vantagens logísticas para o transporte de carga. O modal é mais eficiente e pontual do que as rodovias e as ferrovias, e o risco de roubo de carga é quase inexistente. O transporte dutoviário também dispensa gastos com armazenamento, utiliza pouca energia, a operação de carga e descarga é mais simples e ainda pode operar sem pausas.
Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as dutovias conseguem transportar 3,6 mil toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP) por dia. Para que isso fosse feito no modal rodoviário, seriam precisos 144 caminhões em circulação ininterrupta.
Apesar de todas as vantagens, o modal dutoviário tem um custo de instalação muito alto. Além disso, pelo fato de os dutos estarem instalados no solo ou embaixo da água, eventuais acidentes podem causar riscos ambientais muito graves.
Principais tipos de produto transportados
Veja a seguir os diferentes tipos de duto e o que eles transportam:
Transportam petróleo e derivados, como óleo combustível, gasolina, GLP, diesel, álcool, querosene e outros.
Transporta majoritariamente gás natural.
Transporta minério de ferro, concentrado fosfático e sal-gema.