Conheça duas grandes causas de engarrafamentos no Brasil e saiba como o País pode reverter a situação
O congestionamento, também conhecido como engarrafamento, afeta diariamente grandes cidades brasileiras, atrasando a chegada a compromissos e gerando prejuízos significativos para a economia e o meio ambiente.
Uma das principais causas do engarrafamento é o modelo centrado no carro individual adotado no Brasil. Devido às políticas de financiamento de veículos particulares e à falta de investimentos em transportes coletivos nas últimas décadas, um grande número de carros e motos tomou as ruas do País, tornando os congestionamentos parte da rotina de milhares de pessoas.
Com o aumento de veículos nas ruas, o número de acidentes passou a subir, deixando as vias urbanas ainda mais congestionadas pela necessidade de interdição.
De acordo com especialistas em Mobilidade Urbana, desenvolver políticas públicas para o transporte é uma das principais soluções para o problema. Isso porque, ao oferecer possibilidades efetivas de transporte coletivo e incentivar a população a utilizá-las, o número de veículos tende a diminuir, contribuindo para a redução dos congestionamentos.
Também é preciso focar ações educativas para motoristas, assim como ampliar a fiscalização nas vias urbanas. Essas duas ações em conjunto contribuem para que condutores adotem comportamentos responsáveis no trânsito, diminuindo o número de acidentes.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre mobilidade urbana!