Carros híbridos estão ganhando espaço no mercado brasileiro. Agregando economia e benefícios para o meio ambiente, os modelos são cada vez mais comuns nas ruas do País.
Veículos com motor a combustão são os principais poluidores das grandes cidades. Para solucionar esse problema, vários países investem em carros elétricos, mas enquanto essa modalidade não ganha popularidade no Brasil, os híbridos vêm conquistando espaço.
Carros híbridos aliam motor a combustão a motor elétrico; assim, podem ter as vantagens dos dois. Enquanto as estações de carregamento ainda não são tão comuns no Brasil, os motores a combustão garantem que ninguém vai ficar parado na estrada por falta de carga. A seguir, conheça cinco modelos que figuraram nas listas dos híbridos mais populares do Brasil em 2021 e 2022.
Toyota Corolla Cross O carro foi o híbrido mais vendido do Brasil, com pouco mais de 12 mil unidades comercializadas. O motor a combustão entrega 101 cv, enquanto os dois propulsores elétricos entregam 72 cv. O carro não é sinônimo de desempenho, mas a lista de itens e a confiabilidade lhe renderam o título.
Toyota Corolla Outro modelo da Toyota ficou com o segundo lugar dos híbridos mais vendidos de 2022. A versão sedã ficou um pouco fora da moda dos utilitários, mas ainda tem muitos trunfos na manga. O principal é o desempenho, chegando a rodar 17 quilômetros por litro de gasolina (na cidade).
Caoa Chery Tiggo 5x O Tiggo 5x foi lançado em setembro de 2022 e, mesmo assim, chegou ao terceiro lugar dos mais vendidos no ano. O destaque fica para o motor 1.5 turboflex, que, em conjunto com o sistema elétrico, alcança 160 cv de potência.
Kia Stonic O Kia Stonic foi o híbrido mais barato do Brasil em 2022. Com o preço beirando os R$ 150 mil, tem motor 1.0 com sistema híbrido de 48V que faz o compacto alcançar 120 cv de potência.
Volvo XC60 Que tal um modelo de luxo para fechar a lista? O XC60 custa cerca de R$ 400 mil e tem motor 2.0 turbo com sistema de 48V. A potência? 462 cv! Além disso, o consumo urbano é de 27,8 quilômetros por litro com gasolina e autonomia de 78 quilômetros com as baterias.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro das novidades de veículos e mobilidade urbana.