A Colômbia é um país de destaque na América do Sul. Banhada pelo Pacífico Norte, atravessada pela Cordilheira dos Andes e abrigando boa parte da Floresta Amazônica, ela tem cenários paradisíacos para todos os gostos
A capital da Colômbia é Bogotá. A cidade é uma das mais importantes da América Latina, com região metropolitana que abriga quase 11 milhões dos 51 milhões de habitantes do país. Além disso, a cidade contribui com quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia.
Bogotá foi fundada em 1538, quando o território foi roubado dos indígenas muíscas pelo explorador Gonzalo Jiménez de Quesada. O nome vem da palavra indígena “bacata”, que designava o território e significa “cercado fora da lavoura”.
A Colômbia tem a economia baseada na extração mineral, de combustíveis fósseis e na agricultura. O café de lá é um dos produtos mais bem avaliados no mundo
No fim do século 20, Bogotá ganhou notoriedade mundial pelo TransMilenio, o sistema local de ônibus de trânsito rápido (BRT) que é um dos mais utilizados do planeta. Esse transporte público tem uma série de adaptações para agilizar as viagens.
Nesse sistema, as passagens são cobradas antes do embarque, o qual é realizado em plataformas que ficam no mesmo nível do ônibus. Ainda, os veículos transitam em faixas ou canaletas exclusivas e transportam 2,4 milhões de passageiros por dia.
O TransMilenio foi baseado no sistema de BRT de Curitiba (PR), mas realizou algumas melhorias. Entre elas, o fato de os ônibus transitarem em canaletas exclusivas que não têm cruzamentos. Além disso, são usadas sempre duas faixas, o que permite a ultrapassagem quando necessário.
Outro destaque da mobilidade urbana de Bogotá são as ciclovias. A capital colombiana tem mais de 550 quilômetros de estrutura cicloviária, a qual é integrada a várias estações de BRT que oferecem estacionamento gratuito.
Apesar da importância do TransMilenio, o sistema mostra sinais de esgotamento e gera reclamação dos usuários. Estações e ônibus lotados nos horários de pico e falta de investimentos nos ônibus radiais que não fazem parte do BRT atrapalham a mobilidade no dia a dia.