O carro é uma das invenções mais importantes da humanidade. A popularização dele no século 20 transformou o modo como as cidades eram pensadas e desenhadas. Mesmo assim, é difícil afirmar quem é o responsável pela criação.
Ao longo da história, diversos personagens se apossaram de invenções passadas e deram novos passos em direção às máquinas que atualmente chamamos de carros. Vamos conhecer algumas dessas pessoas e das invenções que transformaram o mundo!
A partir da invenção de motores a vapor, muitas pessoas tentaram desenvolver veículos movidos a essa tecnologia. Há relatos de protótipos na China no século 17, porém a comprovação histórica desse fato é de difícil averiguação e suscita debates.
Em 1769, o francês Nicolas-Joseph Cugnot desenvolveu um veículo movido a um pesado motor a vapor. A invenção lembrava uma carroça e alcançava a velocidade de 7,8 quilômetros por hora. Essa foi a base para muitos experimentos realizados na França.
Durante o século 19, a invenção dos motores a combustão mudou o jogo novamente. Muitos inventores trabalharam na tentativa de fazer esses motores moverem, de forma confiável, veículos de transporte de cargas e pessoas.
Alguns pesquisadores citam Siegfried Marcus como o inventor do primeiro veículo movido a combustão, em 1870. Há indícios de que o governo nazista tenha apagado registros da vida e da obra de Marcus, que era judeu.
O francês Édouard Delamare-Deboutteville patenteou, em 1874, um veículo movido a gás de petróleo, com quatro rodas e transmissão por correntes. A invenção, entretanto, não foi produzida em série nem vendida, e a relevância e abrangência dela são questionadas.
Em 1886, o engenheiro alemão Karl Benz patenteou um veículo com um motor monocilíndrico movido a gasolina. A invenção, denominada Benz-Patent Motorwagen, é considerada por muitos o primeiro carro moderno. Benz fundou, posteriormente, a Mercedes-Benz.
O americano Henry Ford também precisa ser citado nesta lista. O modelo Ford T foi o primeiro a ser produzido em massa e foi responsável por uma verdadeira revolução nas cidades americanas e, depois, no mundo. Estima-se que, entre 1908 e 1927, foram vendidas mais de 15 milhões de unidades do veículo.