As discussões sobre uma ferrovia que ligasse os extremos do Brasil começaram em 1985. Denominado Ferrovia Norte-Sul, o projeto começou a sair do papel dois anos depois, com a construção do trecho que liga as cidades de Açailândia (MA) e Anápolis (GO).
Cerca de 37 anos após as primeiras conversas, a ferrovia ainda não está pronta, e muitas pessoas estão se perguntando como está o andamento dela hoje. Pensando em sanar essas dúvidas, trouxemos um panorama geral de como as obras se encontram. Confira!
Até o momento, nove trechos da ferrovia Norte-Sul estão prontos. No entanto, apenas os trechos Açailândia (MA) – Porto Nacional (TO) e Rio Verde (GO) – Estrela d'Oeste (SP) estão 100% em operação.
O grande motivo para os demais trechos prontos não estarem sendo utilizados como deveriam é a falta de construção dos terminais operacionais.
Em 2023, espera-se que o trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela d'Oeste (SP) comece a ser operado. Quando estiver pronto, ele vai permitir o escoamento de produtos agrícolas para o porto de Santos (SP) e facilitará o transporte de produtos importados para o interior do país.
Inaugurado em 2021, o trecho entre os municípios de Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d'Oeste (SP) foi o último a ficar pronto. Isso só ocorreu após a Rumo Logística, concessionária responsável pela operação, construir os próprios terminais.
Para que a obra seja finalmente finalizada, estão previstas a construção de terminais nos trechos já prontos e a ampliação da ferrovia entre os seguintes municípios: Estrela D'Oeste (SP) – Panorama (SP); Panorama (SP) – Chapecó (SC); e Chapecó (SC) – Rio Grande (RS). Grande parte dessas obras ainda não tem data de início.