Já ficou confuso com os nomes das rodovias brasileiras? Pois é, apesar das semelhanças, cada número tem um significado específico e dá dicas sobre a localização. Confira mais a seguir!
Os nomes das rodovias brasileiras seguem as regras estabelecidas no Plano Nacional de Viação. As letras BR indicam que a rodovia é federal e, em seguida, cada algarismo também traz uma importante dica sobre a localização do viajante. As rodovias estaduais são identificadas pelas duas letras maiúsculas da sigla do Estado.
Nas federais, o primeiro número indica a categoria da rodovia; elas são classificadas em relação à sua posição e orientação. O segundo e o terceiro números indicam a posição em relação à Capital Federal (Brasília) e aos limites do país (norte, sul, leste e oeste).
As rodovias que começam com o número 0, como BR 040, são aquelas que ligam Brasília ao restante do país. Chamadas de radiais, seus números variam em sentido horário em um círculo ao redor da Capital Federal.
As rodovias que começam com o número 1 são as longitudinais, ou seja, cortam o país no sentido norte a sul. Nestas, as que terminam de 01 a 49 estão a leste de Brasília, em ordem crescente do litoral para a capital, e de 51 a 99 as que se situam ao oeste da cidade.
As rodovias que iniciam com o número 2 são as transversais, cortando o país de leste a oeste. Os algarismos restantes vão de 00, no extremo norte, até 50, em Brasília, e de 51 a 99, a sul da Capital Federal.
As rodovias que iniciam com o número 3 são as diagonais, tanto de orientação noroeste-sudeste, como nordeste-sudoeste. Nestes casos, os números restantes baseiam-se em uma orientação NO-SE. De 00 a 50, do nordeste do país a Brasília, e de 50 a 98, da Capital ao sudoeste.
Também existem as rodovias de ligação, que podem estar em qualquer direção. Neste caso, a nomenclatura começa com 4 e é seguida de 00 a 50, em sentido crescente do norte do país à Capital, e de 50 a 99, de Brasília ao sul.
Algumas vezes, as rodovias se sobrepõem. Nestas ocasiões, persiste o nome de maior importância, normalmente o da via com maior volume de tráfego.
A quilometragem marcada nas rodovias federais é zerada a cada Unidade Federativa (Estados e Distrito Federal) por que ela passa. O sentido da quilometragem é definido na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação.
Nas rodovias radiais, o quilômetro zero é sempre o ponto mais próximo de cada novo estado em relação à Capital Federal. Nas rodovias longitudinais, a quilometragem é marcada no sentido norte a sul. As únicas exceções são as BR-163 e BR-174.
Nas rodovias de ligação, a contagem da quilometragem vai do ponto mais ao norte ao ponto mais ao sul. Nas situações de ligação entre duas rodovias federais, a contagem se inicia na rodovia de maior importância.
Nas rodovias transversais, a quilometragem é marcada do sentido leste para o oeste. Nas rodovias diagonais, a marcação da quilometragem se inicia no ponto mais ao norte em direção ao ponto mais ao sul. Exceções feitas às BR-307, BR-364 e BR-392.
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