O que é energia geotérmica?

Existe um método de geração de energia elétrica que não emite gases causadores do efeito estufa, utiliza uma fonte renovável e inesgotável e, mesmo assim, é pouco utilizada. Entenda o porquê.

A energia geotérmica é uma fonte de geração de energia elétrica através da utilização do calor interno do núcleo da Terra. Este método é renovável e pode ser pouco poluente, mas algumas características dificultam a sua popularização.

Energia geotérmica

O magma presente no interior da Terra apresenta temperaturas que variam entre 700ºC e 1600ºC. Esse calor se manifesta naturalmente em pontos como vulcões, fendas geológicas, áreas de formação de gêiseres e nascentes quentes.

A energia geotérmica utiliza técnicas para transformar o calor em energia elétrica. Para isso, é preciso capturar o vapor de água próximo a fontes de calor, ou injetar água no subsolo ultra-aquecido para que ela retorne como vapor.

Como funciona?

Para realizar o processo, são feitas perfurações no solo, pelas quais a água é injetada, e o vapor é capturado através de dutos específicos. O vapor, então, movimenta turbinas e geradores, que transformam a energia térmica em elétrica.

Devido a suas características naturais, a energia geotérmica é melhor utilizada em regiões geográficas específicas, como áreas próximas a pontos de encontro de placas tectônicas. Por isso, ela não se torna uma opção viável em muitos países.

Os países que mais utilizam a energia geotérmica são Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Itália e Islândia. Neste último, cerca de 90% das residências são abastecidas com a energia geotérmica.

Onde é mais utilizada?

A energia geotérmica é uma fonte limpa e sustentável, com pouquíssima emissão de gases causadores de efeito estufa. É uma alternativa constante, que garante fornecimento estável e seguro de energia, independentemente de fatores climáticos.

Benefícios

A utilização da energia geotérmica contribui para a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e aumentando a autonomia energética dos países. Além de tudo isso, é uma fonte inesgotável de energia.

Benefícios

Existem alguns riscos ambientais e operacionais na sua aplicação. Pode ocorrer a contaminação por gases tóxicos nas áreas de perfuração e contaminação de águas subterrâneas. Estes, porém, estão mais ligados a falhas operacionais e má gestão.

Riscos e problemas

A instalação de usinas geotérmicas e as perfurações necessárias podem gerar pequenos abalos sísmicos na região, mas estes tendem a ser de baixa magnitude e com poucos riscos reais para a população.

Riscos e problemas

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana no Brasil.