Vídeos de crianças felizes sendo levadas para a escola em bicicletas adaptadas para o transporte têm viralizado nas redes. Essas bikes singulares são chamadas de cargo bikes (bicicletas de carga).
As bikes com grandes anexos para carregar pessoas ou itens podem chamar a atenção por aqui, mas já são uma realidade há mais de um século na Europa. As cargo bikes foram inventadas na Holanda no final do século 19.
Nos anos 1930, já estavam popularizadas pela Europa. Elas eram muito utilizadas por padeiros e leiteiros, e logo passaram a ser a principal opção de empresas de logística para entregas urbanas. Estes itens ainda são uma ótima opção para a mobilidade urbana.
As bicicletas de carga são bicicletas adaptadas para poder carregar mais peso. Existem vários modelos com designs diferentes, mas todos prezam pela boa distribuição do peso para garantir a dirigibilidade. Alguns modelos chegam a suportar mais de 350 kg.
Existem três tipos de cargo bike: longtail, frontloader e bakfiet. As longtails têm a parte traseira estendida para o carregamento de cargas. Nas frontloaders, a parte destinada à carga é frontal, geralmente formada por uma plataforma rebaixada.
Os modelos bakfiet também transportam as cargas na frente, mas são caracterizadas pelo fato de a peça de transporte ser um grande cesto, que pode inclusive levar passageiros.
É preciso levar em conta seus objetivos e algumas características inerentes ao tipo de cada bike. As longtails costumam ser as mais ágeis e leves, ou seja, a melhor opção para quem quer velocidade.
Outro ponto a considerar é o tipo de peça disponível para o transporte. As bakfiet costumam ser as mais adaptáveis para carregar mais de uma criança. Portanto, se seu trajeto incluir a escola, essas são as mais indicadas.
Existem modelos de duas ou três rodas. As de três rodas são de condução mais fácil, afinal ajudam a lidar melhor com o peso extra. Entretanto, elas podem ser difíceis de controlar em curvas, então tome cuidado com a velocidade.
Outra opção são as e-cargo bikes, ou seja, bicicletas elétricas de carga. Estes modelos são ótimos para ajudar com o peso extra. Muitas empresas têm disponibilizado essa versão para que funcionários realizem entregas em centros urbanos.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana no Brasil.