Off-road, em inglês, quer dizer fora da estrada. Portanto, motos off-road são aquelas otimizadas para rodar fora dos asfaltos, seja em trilhas, estradas não pavimentadas ou em circuitos de competição.
Praticamente desde a sua criação, as motos são submetidas a condições extremas de rodagem. O primeiro campeonato off-road data de 1939. Na época, as motos comuns tinham adaptações para as trilhas.
Entre as características exclusivas das off-road estão: - a suspensão de curso maior (no geral, superiores a 30 cm, contra o padrão de 10 cm das street); - rodas grandes, normalmente aro de 21 polegadas na dianteira e de 18 na traseira.
- motor de 1 cilindro, que privilegia a aceleração em vez da velocidade final; - banco estreito e plano para facilitar a movimentação do piloto; - corpo mais leve, para facilitar manobras e reposição depois de quedas.
Existem vários tipos de modalidades de competição off-road, como motocross, arenacross e supercross (realizados em pistas fechadas), enduro, cross country e trial (realizadas em áreas abertas, mas em pistas sinalizadas).
Via de regra, as motos off-road não cumprem os requisitos das leis de trânsito por não terem lanternas e setas. Portanto, não podem ser licenciadas. Elas são feitas para competições e não podem circular nas ruas e no trânsito.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e receba muito mais dicas sobre motos e mobilidade urbana!