Clientes ainda têm dúvida sobre a diferença entre os termos, e algumas montadoras aproveitam a confusão para vender mais. A seguir, vamos entender as diferenças de cada modelo.
SUV é a abreviatura do termo inglês Sport Utility Vehicle (veículo esportivo utilitário, em tradução literal). O nome deriva de Suburban Vehicle (veículo urbano), inspirado no modelo Chevrolet Suburban de 1937, que originou a categoria.
A ideia foi unir a robustez e o espaço de peruas e pequenos caminhões em veículos que transportassem famílias e pudessem ser usados também nas cidades. Uma das características principais era o uso do chassi (body-on-frame), similar a veículos militares.
Outras características das tradicionais SUVs são a tração nas 4x4, grande capacidade para cargas e força para fazer reboques. Além disso, os veículos são mais duros, com suspensão capaz de aguentar o off-road.
As SUVs se popularizaram durante as décadas de 1970 e 1980, principalmente nos EUA. Apesar do sucesso, os modelos nunca foram exemplo de economia de combustível nem grandes aliados nos trânsitos das cidades.
Assim, algumas montadoras revolucionaram ao construir as primeiras SUVs com projeto do zero. Ou seja, não utilizando o chassi de outro tipo de veículo como as SUVs faziam até então. Os modelos foram um sucesso, adaptando as SUV para modelos mais compactos.
A partir daí, muitas montadoras se abriram para a possibilidade de incorporar benefícios das SUVs em carros mais compactos e mais leves. Nasceram os Crossover, que, em inglês, significa “cruzamento”.
Os Crossovers reúnem características da SUV, como maior espaço interior, altura em relação ao solo, pneus grandes e capacidade para carga, porém em carros menores feitos com a carroceria em monobloco (unibody).
Este é o método mais comum de construção de veículos, e isso permitiu as montadoras iniciarem diversos projetos do zero, ou até adaptar carros menores para criar novos Crossovers, sejam compactos, médios ou grandes.
Para ser considerado um SUV, o veículo precisa ter duas das quatro características a seguir: • distância do solo entre os eixos de, no mínimo, 200 milímetros, e altura livre sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 milímetros;
ou • ângulo de ataque maior ou igual a 23 graus; • ângulo de saída maior ou igual a 20 graus; • ângulo de transposição de rampa maior ou igual a 10 graus.
O problema é que, de acordo com essas medidas, carros pequenos, como o Renault Kwid, podem ser considerados SUVs, mesmo sem carregar características dos veículos originais.
Por isso, muitas montadoras oferecem veículos como pequenas SUV’s ou carros com alma de SUV, causando um pouco mais de confusão.
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