Bikes elétricas são uma ótima solução para a mobilidade nas cidades. Elas mantêm os benefícios das bicicletas comuns, mas podem auxiliar os ciclistas que se deslocam por grandes distâncias.
Apesar dos benefícios, o aumento do uso vem trazendo notícias preocupantes em todo o mundo. Acidentes causados por explosões e incêndios das baterias de íon dos veículos já foram registrados nos EUA, Europa e Ásia.
Um dos problemas é que, quando pegam fogo, as baterias de lítio liberam óxidos presentes nas suas células. Estes geram oxigênio e alimentam as chamas, dificultando o trabalho dos bombeiros.
Mesmo sem registros similares no Brasil, existem medidas que você pode tomar para evitar incêndios e explosões em bikes elétricas. Confira a seguir:
1. Somente adquira veículos e baterias em lojas oficiais e de marcas conhecidas, que oferecem pós-venda e que observam as regras de segurança do órgão fiscalizador;
2. Evita comprar e-bikes usadas sem conhecer a procedência, substituição de bateria e cuidados do dono anterior;
3. Siga as regras do fabricante na hora de recarregar a bateria. Utilize tomadas confiáveis e não faça adaptações no carregador;
4. Se possível, recarregue a bateria em locais abertos ou com saída próxima. Evite pôr o veículo para carregar e ir dormir, por exemplo;
5. Guarde a bike em lugar seguro, longe de objetos inflamáveis, elétricos ou combustíveis;
6. Inspecione a bateria em caso de quedas e batidas, pois frestas ou furos na carcaça são sinais de alerta. O mesmo serve se você levar choque ao manusear a bicicleta ou a bateria. Em qualquer desses casos, procure assistência autorizada.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!