A pastilha de freio é uma pequena peça essencial ao sistema de freios a disco. Quando o freio é acionado, elas pressionam o disco, reduzindo a velocidade do veículo.
Pelo fato de atuarem com fricção, as pastilhas de freio sofrem desgaste natural e precisam ser trocadas periodicamente. Porém, existem maneiras de evitar o desgaste excessivo das peças. Conheça cinco delas a seguir:
Nem sempre acionar os freios é a melhor maneira de parar. Reduzir as marchas e controlar a embreagem diminuem a velocidade do veículo. O movimento, chamado de freio motor, é indicado em situações de descida de serra, por exemplo.
Dirigir na cidade exige muito cuidado. Uma das ações que melhoram o trânsito é manter uma distância segura do veículo da frente. Isto evita a necessidade de freadas bruscas e, consequentemente, protege as pastilhas de freio.
Sobrecarregar o veículo com peso acima do indicado no manual pode causar tensão em uma série de peças. Entre elas, todo o sistema de freio pode ser prejudicado, fazendo as pastilhas trabalharem mais, se desgastando mais rapidamente.
O fluído de freio é responsável por transmitir a pressão do pedal à pastilha. Manter o componente em bom estado ajuda a reduzir o desgaste natural da pastilha.
As pastilhas sofrem desgaste natural e precisam ser trocadas periodicamente. Via de regra, sua vida útil indicada é de 20 mil km, mas as revisões podem ser feitas a cada 10 mil km. Realizar a manutenção pode salvar vidas.
As pastilhas dão sinais de desgaste, entre eles: • ruídos agudos e ruídos metálicos durante a frenagem, • sensação do pedal de freio estar mais baixo; • acionar o freio e sentir demora na frenagem.
Alguns veículos contam com luz específica no painel para demonstrar problemas no freio. O sinal é similar a um ponto de exclamação com círculos em volta. Estar atento aos sinais luminosos e sonoros ajuda a saber a hora de trocar a peça.
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