Como muitos municípios brasileiros, Serra da Saudade é uma cidade que teve seu auge com o ápice das estradas de ferro. Todavia, quando o meio de transporte caiu em desuso, isso afetou o desenvolvimento local.
Fonte: Prefeitura Serra da Saudade/ Facebook/Reprodução
Serra da Saudade é um município brasileiro localizado no interior de Minas Gerais. No sopé da Serra da Saudade, ele é cortado pelo Rio Indaiá. Segundo o Censo 2022, a cidade tem 833 habitantes, conquistando assim o título de menos populosa do País.
A história da cidade remonta a pelo menos 1882, quando algumas pequenas propriedades se espalharam pelas duas fazendas da região: a fazenda Rancho e a fazenda Serra da Saudade.
Em 1922, iniciou-se a construção do trecho Estrada de Ferro, que ligaria Dores do Indaiá à Serra da Saudade, o que movimentou a região.
Em 1925, foi inaugurada a Estação local. Nesta época, surgiram as primeiras casas de funcionários da Estrada de Ferro e de posseiros. A partir daí, surgiram fábricas e indústrias, principalmente no setor de beneficiamento agropecuário.
A Segunda Guerra Mundial deu sobrevida à Estrada de Ferro. O avanço da Rodovia Belo Horizonte - Uberaba foi interrompido pela falta de materiais e de petróleo causada pelo conflito. Com isso, a estrada de ferro ainda manteve sua importância.
Mesmo com a perda da importância e a diminuição de investimentos nos trilhos de trens, a estrada que passava por Serra da Saudade manteve seu posto por mais algumas décadas, já que era uma das principais formas de envio de material de construção para o desenvolvimento de Brasília.
Em 1963, Serra da Saudade se emancipou do município de Dores de Indaiá e se tornou uma cidade. A estrada de ferro local era o principal ponto de escoamento de café, madeira, gado e diamantes da região.
Fonte: Prefeitura Serra da Saudade/ Facebook/Reprodução
Pouco tempo depois, em 1969, a crise do modal ferroviário no Brasil estava no auge. A estrada de ferro passou a ser vista como antieconômica, tendo seus trilhos arrancados.
Desde então, o desenvolvimento populacional caiu, até se estabilizar como a menor cidade do País. Atualmente, a região é conhecida pelas atividades agropecuárias e pelo turismo rural.
Fonte: Prefeitura Serra da Saudade/ Facebook/Reprodução
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!
Fonte: Prefeitura Serra da Saudade/ Facebook/Reprodução