Jaé é o novo sistema de bilhetagem do transporte público lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A plataforma deve ser aceita em todos os meios de transporte público na cidade a partir de 2024, mas por enquanto ela só funciona para o BRT.
Fonte: Jaé/Divulgação
O objetivo da Prefeitura é dar mais praticidade aos usuários. Com o Jaé, é possível fazer recargas com Pix, boletos e cartões de crédito ou débito, pagar a passagem via QR Code e consultar saldos. O app funciona tanto no Android como no IOS.
A prefeitura projeta que em fevereiro de 2024, o Jaé seja aceito em todos os meios de transporte do Rio. O RioCard, porém, não será extinto, uma vez que continuará sendo o único cartão homologado pelos transportes geridos pelo Governo Estadual, como trens da Supervia, o Metrô Rio e as Barcas.
Assim, por enquanto, o RioCard e o Jaé podem ser usados em conjunto. A partir de fevereiro de 2024, o RioCard deixará de ser aceito nos transportes geridos pelo Governo Municipal, sendo eles: BRT, Ônibus convencionais, VLT Carioca, Vans e Cabritinhos.
Por enquanto, o Jaé só é aceito nos BRT, mas o cartão físico pode ser adquirido em máquinas de autoatendimento presentes em quase todas as estações do transporte.
O Jaé pode ser usado pelo smartphone, sem necessidade de comprar um cartão físico. Para isso, basta baixar gratuitamente o app “Jaé Transporte” na App Store, para iPhone (iOS), ou na Google Play Store, para Android.
Depois de realizar a instalação, é preciso criar uma conta, informando nome, CPF e outras informações pessoais. Também é preciso tirar uma selfie.
Fonte: Jaé/Divulgação
Com a conta criada, pode-se fazer a associação com um cartão avulso ou pagar a entrada via QR Code. Para isso, basta ter saldo na conta e tocar no ícone QR Code, na parte inferior da tela inicial do app. Um QR Code será gerado, e basta aproximá-lo da tela do validador.
Fonte:Beth Santos/Prefeitura do Rio/Divulgação
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!