Quais foram as crises do petróleo?

Entenda como a falta desse recurso impactou a economia global

Carros, ônibus, motos e caminhões. Não é difícil entender por que o petróleo, ao menos hoje, mantém o mundo em movimento.

O que aconteceria se o principal fornecedor desse recurso aumentasse os preços? Sim, teríamos uma crise global.

A questão é que tivemos duas: uma em 1973 e outra em 1979. Entenda esse histórico.

Em protesto ao apoio dos Estados Unidos a Israel durante a famosa Guerra do Yom Kippur, países árabes se reuniram para subir o preço do petróleo. O aumento chegou a 400% e impactou inclusive o Brasil. Para lidar com isso, passamos a apostar no álcool e começamos a diminuir nossa dependência petrolífera.

Primeira crise do petróleo (1973)

Seis anos depois da primeira crise do petróleo, o Irã, que era o segundo maior fornecedor do recurso na época, sofreu um golpe fundamentalista. Nas mãos do ditador aiatolá Khomeini, o país aumentou o preço do produto, impactando a economia global.

Segunda crise do petróleo (1979)

Embora esses tenham sido os choques mais conhecidos, outros períodos críticos marcaram a história. Na Guerra do Golfo, por exemplo, em 1991, poços de petróleo foram incendiados, iniciando uma crise não apenas econômica, mas também ecológica.

Mais recentemente, um novo conflito trouxe à tona o poder do petróleo. Com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o preço da gasolina subiu (e muito). Isso porque o território russo tem uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.

Para especialistas, uma das saídas para amenizar esse tipo de impacto é investir em novas fontes de energia. Entre as principais promessas para um futuro não tão distante, está o carro elétrico. Você acredita?

Compartilhe este conteúdo e nos ajude a fomentar o debate sobre a mobilidade urbana.