Brasil é o 3° país com mais mortes no trânsito

Entenda por que temos um dos trânsitos mais violentos do mundo.

Um levantamento do Global Status Report on Road Safety apresentou um triste dado sobre o Brasil: somos o 3º país do mundo com mais mortes no trânsito.

Perdemos apenas para China e Índia, nações conhecidas pelas superpopulações e pelo caos frenético das ruas. Mas por que estamos nessa posição?

Uma das características que explicam isso é uma estrutura urbanística centrada no carro particular. As vias, sinalizações e normas de velocidade são majoritariamente pensadas para quem dirige e não para aqueles que caminham ou pedalam. Isso torna o espaço urbano especialmente agressivo.

Outra tendência que ajuda a explicar o fenômeno é a refuta massiva dos modais coletivos, cada vez mais caros e pouco atrativos. O transporte público brasileiro enfrenta há alguns anos uma das crises mais sérias da história. Isso acaba lotando as ruas de carros.

A adesão a motos para serviços de entrega e carona também endossa as estatísticas. Em uma cultura carrocentrada, motociclistas estão entre os mais expostos a sinistros. Não por acaso, somente nos sete primeiros meses de 2021, as mortes de ciclistas aumentaram 52%.

É para driblar desafios assim que países do mundo todo têm lançado medidas em prol da mobilidade ativa, como a abertura de calçadões e a ampliação de ciclovias, além de regulamentações por um trânsito mais seguro, como a redução dos limites de velocidade.

Não há uma fórmula pronta que se aplique a todos os países, mas algo é certo: há muito para mudar aqui ainda.

Compartilhe este conteúdo e nos ajude a fomentar o debate sobre a mobilidade urbana.