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Além de carros, barcos autônomos estão sendo projetados

Ainda em construção, a Linha 9 do metrô de Barcelona terá 47 quilômetros de extensão e 52 estações

Com a corrida do mercado para a inserção de carros independentes nas ruas sem a necessidade de motoristas, nesta semana quem ganhou notoriedade foi outro meio de transporte: o barco.

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Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão trabalhando para lançar uma frota de barcos autônomos nos canais de Amsterdã, nos Países Baixos. O projeto tem como finalidade transportar passageiros, monitorar a qualidade da água e servir como pontes temporárias.

Com o nome Roboat, trocadilho em inglês que mistura as palavras robô e barco, a iniciativa está sendo desenvolvida no Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions (AMS Institute) em parceria com as universidades Delft University of Technology (TU Delft) e Wageningen University and Research (WUR).

Fonte: Futuro Exponencial/Reprodução

Além de possibilitar a economia de combustível, os barcos podem contribuir para a saúde pública da cidade, realizando a coleta de amostras de resíduos dos esgotos e identificando o alastramento de doenças. Outra vantagem da tecnologia é seu formato em encaixes, podendo ser montada e desmontada quando necessário, transformando-se em estruturas que facilitam a locomoção de pessoas e cargas.

A expectativa é que cada Roboat receba sensores, microcontroladores, módulos de GPS e demais componentes de acordo com sua função. Como comparativo, enquanto os carros autônomos utilizam cerca de 8 câmeras para realizar o monitoramento, uma embarcação autônoma de 1 mil pés de comprimento necessitaria de centenas de dispositivos para uma cobertura completa, podendo render até 3 terabytes de dados por mês.

A Buffalo Automation, startup ligada à Universidade de Buffalo, em Nova York, também está desenvolvendo barcos e navios autônomos. Desde 2015, a empresa foi responsável por equipar embarcações de tamanhos variados com acessórios como câmeras de calor e GPS. Ainda nova no segmento, a companhia está fazendo testes para comprovar a eficácia dos sistemas em navios de até 800 pés, efetivando provas de dificuldades.

Fonte: Futuro Exponencial/Reprodução

Por outro lado, os engenheiros do MIT estão planejando a construção de um barco autônomo em impressora 3D que possa transportar pessoas ou mercadorias pelas cidades nas águas de Amsterdã. Daniela Rus, diretora-executiva do laboratório CSAIL, do MIT, afirmou que a tecnologia mudará positivamente a rotina da cidade. “Imagine mudar alguns serviços de infraestrutura que geralmente ocorrem durante o dia na estrada — entregas, gerenciamento de lixo e de resíduos — para o meio da noite, na água, usando uma frota de barcos autônomos”, declarou.

Quem também está interessada no investimento em barcos autônomos é a Marinha dos Estados Unidos. O órgão está estudando a possibilidade de utilizar embarcações para monitorar áreas costeiras ou inibir barcos que apresentem ameaças ao país.

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Fonte: Wired, Arch Daily.

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