O ano de 2023 pode ser considerado “o ano das picapes” no mercado automotivo brasileiro, com diversos lançamentos. Além das atualizações anuais de modelos conhecidos, como Fiat Strada e Chevrolet S10, tivemos lançamentos como as novas Montana e RAM Rampage. Isso sem falar na chegada oficial das picapes full-size da Ford, Chevrolet e RAM — que podiam ser compradas apenas por importação independente.
Nesse contexto, as pessoas que buscam pelas picapes mais espaçosas para carregar bastante carga e passageiros têm ainda mais opções para escolher, em diversas faixas de preço. Então, o guia a seguir busca ajudar nessa decisão, apresentando as 7 principais opções do mercado.
1. Fiat Strada
Em seus 25 anos de mercado, a Fiat Strada se tornou conhecida por oferecer bastante espaço, mesmo com um porte compacto. Nesse contexto, ela também foi a primeira picape compacta a ter versões com cabine dupla — que passaram a ter quatro portas na segunda geração.
Lançada em meados de 2020, essa segunda geração da Fiat Strada ganhou uma reestilização visual em 2023, com novo acabamento frontal. Além disso, a picape ganhou a opção de motor 1.0 Turbo, com até 130 cavalos de potência (no etanol) e 20,4 kgfm de torque.
2. Chevrolet Montana
A nova geração da Montana cresceu bastante em relação à anterior, baseada no antigo Corsa. Com 4,71 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, ela agora tem cabine dupla e caçamba para 874 litros de carga.
Sendo assim, ela é uma opção intermediária entre picapes compactas, como a Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro, e picapes maiores como a Fiat Toro ou a própria Chevrolet S10. O motor 1.2 Turbo tem 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, com opções de câmbio manual ou automático e diversos pacotes de equipamento.
3. Ford Maverick Hybrid
A Ford seguiu a tendência das picapes compactas monobloco lançando a Maverick, ainda em 2021. Com a grande procura nos Estados Unidos, o modelo somente chegou ao Brasil, importado, no ano seguinte. Agora em 2023, a Ford completou a linha com a versão híbrida da picape — que é a primeira com esse tipo de motorização em nosso mercado.
A Maverick Hybrid tem um motor a combustão 2.5, com 164 cavalos, e outro elétrico de 128 cv, gerando uma potência combinada de 194 cavalos e torque de 21,4 kgfm. Porém, o destaque do modelo é seu consumo, que pode chegar a incríveis 35 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Com pouco mais de 5 metros de comprimento, a Ford Maverick é mais espaçosa e tem maior capacidade de carga que as opções anteriores — sua caçamba comporta 938 litros.
4. RAM Rampage
Entre as picapes monobloco, mais acessíveis para a maioria da população, a Fiat Toro era uma das mais espaçosas, com pouco mais de 5 metros de comprimento. Isso fez dela um enorme sucesso de mercado e estimulou a Stellantis, dona da Fiat, a lançar outros produtos na mesma base. Em 2023, a RAM Rampage chegou ao mercado.
Encontra-se disponível em três versões — Rebel, Laramie e R/T —, sendo que as duas primeiras têm opções com motor 2.0 turbodiesel, além do 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, que está disponível em todos os acabamentos. Apesar de ter o mesmo espaço da Toro, a Rampage tem um melhor acabamento e mais itens de série.
5. Ford Ranger
Partindo para as picapes tradicionais, com carroceria sobre chassi, a Ford Ranger é um dos modelos mais tradicionais. Em 2023, a Ford lançou sua nova geração — que é ligeiramente maior e mais espaçosa do que a anterior.
Ao todo, são 5,37 metros de comprimento e 3,27 metros de entre-eixos. A caçamba comporta 1.250 litros ou 1.023 litros de carga. Disponível apenas com motor 3.0 V6 Turbodiesel, a Ranger tem preços na casa dos 300 mil reais.
6. Ford F-150
As picapes médias, como a Ford Ranger, já impressionam por seu tamanho. Porém, acima delas, temos outras picapes mais espaçosas, no segmento full-size. A Ford F-150 é um dos principais representantes desse mercado, sendo o automóvel mais vendido dos Estados Unidos há mais de quatro décadas.
A F-150 tem 5,88 metros de comprimento, 3,69 metros de entre-eixos e quase dois metros de altura — o que garante bastante espaço para todos os passageiros. Como as picapes full-size dos Estados Unidos são projetadas para rebocar cargas (e não para carregá-las na caçamba), a Ford F-150 comporta cerca de 700 kg, apenas, embora tenha espaço para 1.370 litros. O motor 5.0 V8 é o mesmo do esportivo Mustang, com 405 cavalos de potência.
7. RAM 1500 Limited
Durante anos, picapes full-size como a Ford F-150 e RAM 1500 estiveram disponíveis no Brasil apenas via importação independente — e não nas concessionárias das fabricantes. Isso mudou com o sucesso da RAM 1500 Rebel, lançada por aqui em 2021. Em 2023, a marca lançou mais um modelo da linha, a RAM 1500 Limited.
Ela tem 5,91 metros de comprimento, 1,97 metros de altura e 3,67 metros de entre-eixos, com espaço de sedã de luxo no interior. Na caçamba, há 1.200 litros de capacidade, além de 107 litros em cada uma das caixas fechadas, nas paredes da caçamba — uma exclusividade da RAM. Sua motorização é a 5.7 V8 Hemi, com 400 cavalos de potência.
Por fim, uma possível oitava opção dessa lista poderia ser a Fiat Titano, picape média da marca italiana que irá concorrer com Ford Ranger, Chevrolet S10 e outras. Contudo, como a fabricante ainda não divulgou mais informações do modelo — como motorização, dimensões e preços — preferimos não incluí-la. Ainda assim, se você pretende comprar sua picape apenas no final de 2023 ou no início de 2024, pode valer a pena esperar por ela.
De qualquer maneira, como você pode observar por essa lista, é possível encontrar as picapes mais espaçosas do mercado em diversas faixas de preço e categorias.