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Corredor de ônibus pode reduzir tempo de viagem em até 30%

SAO PAULO / BRAZIL - DEC 5, 2018: The north end of Brigadeiro Faria Lima avenue, at Largo da Batata square, near Teodoro Sampaio street at Pinheiros neighborhood. View from the avenue's median strip.

Uma pessoa leva em média 26 minutos para percorrer toda a extensão da Avenida Brigadeiro Faria Lima e 45 minutos para completar a Avenida Celso Garcia, ambas na capital paulista. Passar por essas vias, não raro, gera muito estresse devido aos congestionamentos que culminam em lentidão, sobretudo nos horários de pico. 

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Uma pesquisa aponta os corredores de ônibus como fator capaz de amenizar esse impasse. O levantamento é da empresa Scipopulis em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil) e mostra que a solução pode reduzir a duração das viagens em até 30% nos trajetos em regiões movimentadas. Na Faria Lima, o tempo cairia 13 minutos; na Celso Garcia, 8 minutos.  

Avenida Rebouças é uma das que já possuem corredores exclusivos para ônibus, contando com trânsito mais fluido. (Fonte: Shutterstock)

Corredores de ônibus já existem em áreas de boa fluidez, como a Avenida Rebouças, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o estudo, a proposta é eficaz porque o motorista, em geral, não precisa se preocupar com carros que fazem conversões à direita ou com o tráfego intenso de ruas transversais, algo bem diferente do que acontece nas chamadas faixas exclusivas, em que o transporte público tem um espaço, mas não um corredor inteiro. 

Benefícios para o usuário e para o planeta

De acordo com uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo com dados de 2019, o paulistano gasta em média 1 hora e 47 minutos para ir e voltar do trabalho todos os dias. E a lentidão do trânsito impacta diretamente a qualidade e a agilidade desses deslocamentos. 

Avenida Brigadeiro Faria Lima é uma das que mais ganhariam fluidez com a implantação de corredores exclusivos para ônibus. (Fonte: Shutterstock)

Em torno de 324 mil pessoas precisam lidar diariamente com o fluxo da Faria Lima, pela qual circulam 28 linhas de ônibus; na Celso Garcia são 35 linhas com 363 mil passageiros diários. A otimização do tempo de viagem por meio dos corredores exclusivos seria, portanto, muito bem-vinda, e não apenas para os usuários do transporte coletivo: o meio ambiente também ganharia. 

Segundo a pesquisa do ITDP, reduzindo a lentidão a solução ajudaria na diminuição de emissão de dióxido de carbono (CO2). Só na Avenida Faria Lima, 2,4 toneladas a menos seriam lançadas na atmosfera todos os dias no período da manhã; na Celso Garcia, a queda seria ainda maior: 5 toneladas.

Fonte: Mobilize.

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