Carros sedã fazem parte de um segmento muito popular no Brasil. Procurados por famílias e pessoas que precisam de mais espaço, os sedãs são ótimos para rodar na estrada e na cidade. Apesar de atualmente os veículos utilitários esportivos (SUVs) e crossovers estarem mais na moda e terem tomado a dianteira nas vendas de veículos no Brasil, os sedãs foram por muito tempo os detentores dessa posição.
Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!
No Brasil, existem três tipos básicos de sedã: compactos, médios e grandes. Os modelos grandes, como o Mercedes-Benz Classe S, o BMW Série 7 e o Jaguar XJ, têm comprimento que varia de 4,80 metros a 5,30 metros, mas seus preços no Brasil fazem que eles raramente possam ser considerados populares.
Já os sedãs médios, chamados também de três volumes (motor, passageiro e bagageiro), e os compactos (dois volumes e meio) são muito mais comuns nas ruas brasileiras. Alguns chegam a figurar, inclusive, entre os carros mais vendidos do País.
Conheça seis dos sedãs mais populares no Brasil.
1. Chevrolet Onix Plus
Assim como seu irmão menor (Onix Hatch), o Onix Plus esteve nas listas de mais vendidos de 2021 e foi líder entre os sedãs mais populares em janeiro de 2022. Sua versão LT 1.0 tem motor 1.0 de três cilindros com 82 cavalos-vapor (CV) e 10,6 quilogramas-força (kgfm). O câmbio de seis marchas é manual, e o carro conta com itens padrão de segurança.
O Chevrolet Onix Plus foi o sedã mais vendido do Brasil em janeiro de 2022, com 3.431 unidades comercializadas.
2. Hyundai HB20S
O HB20 também é superpopular na categoria sedã. A versão HB20S Vision 1.0 tem desempenho similar ao do Onix Plus, com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, mas câmbio de cinco marchas. O destaque fica nas rodas aro 15 e na central multimídia de 8 polegadas na versão de entrada.
O Hyundai HB20S foi o segundo sedã mais vendido do Brasil em janeiro de 2022, com 2.391 unidades emplacadas.
Leia também:
Carros elétricos: peso dos modelos pode ser um problema ambiental
Ruas abertas: menos vias para carros aumentam congestionamentos?
Os carros esportivos mais baratos do Brasil
3. Toyota Corolla
O setor de sedãs médios tem se tornado cada vez menos importante no número de vendas no País, representando apenas 3,5% das negociações em janeiro de 2022. No segmento, o Corolla é líder absoluto, sendo responsável por 52% das vendas de sedãs médios em janeiro de 2022.
O Corolla foi o terceiro sedã mais vendido do Brasil em janeiro de 2022, com 2.142 unidades vendidas.
4. Fiat Cronos
Com o novo motor firefly 1.3, o Cronos promete desempenho e potência de motor 1.6 com consumo de 1.0. O porta-malas conta com 525 litros de capacidade. Além dos airbags, o modelo tem controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa (hill holder), para ajudar na parada e no arranque em ladeiras.
O Fiat Cronos foi o quarto sedã mais vendido no Brasil em janeiro de 2022, com 1.732 unidades adquiridas.
5. Honda Civic
Principal concorrente do Corolla nos sedãs médios, o Civic vendeu metade das unidades. A produção nacional do veículo se encerrou em dezembro de 2021, mas os estoques devem ser comercializados até o segundo semestre de 2022. As novas versões serão importadas do Canadá.
O Honda Civic foi o quinto sedã mais vendido do Brasil em janeiro de 2022, com 1.133 unidades emplacadas.
6. Chery Arrizo
O Arrizo é outro destaque da categoria dos sedãs médios. A CAOA Chery vem investindo para se destacar em diferentes setores, e o Arrizo 6 1.5 Turbo mostrou ótimo desempenho e grande economia. O modelo com motor 1.5 turbo, de 150 cv e 21,4 kgfm entrega 11 quilômetros por litro (km/l) na cidade e 13,3 km/l na estrada, com gasolina.
Fonte: Review Auto, Carros, icarros, Portal Vida Livre.