Feriados e períodos de festas impactam significativamente o fluxo nas vias. Uma pesquisa do Ministério do Turismo informou que 34,7% dos brasileiros utilizam carros para viajar para outras cidades e comemorar as festividades.
O aumento do tráfego de veículos faz com que as estatísticas de acidentes e congestionamentos disparem nessas épocas. Para evitar essas situações, especialistas dão dicas de como evitar o trânsito e dirigir com segurança.
Como fugir de congestionamentos?
A principal dica é tentar evitar os horários de pico e viajar no contrafluxo. Com os feriados e as emendas com fins de semana, é normal que os motoristas escolham os mesmos horários para viajar. Então, se possível, se planeje para evitá-los.
Por exemplo, na virada do ano, é no fim da tarde do dia primeiro de janeiro que a maioria das pessoas resolve voltar para casa. Se você conseguir negociar em seu trabalho um ou dois dias a mais de folga, certamente vai evitar muito trânsito.
Horários alternativos — como as madrugadas — também são opções, mas é preciso muito cuidado. Se acordou cedo e trabalhou o dia inteiro, viajar tarde da noite não é uma boa opção. O sono causa efeitos similares ao uso de álcool no cérebro, diminuindo o tempo dos reflexos e aumentando a chance de acidentes.
As praias e cidades litorâneas são os destinos mais comuns em tempo de festas. Mas, se você quer evitar se estressar com congestionamentos e cidades abarrotadas, muitas vezes sem infraestrutura adequada, o interior pode ser uma opção.
O ecoturismo vem ganhando força no Brasil e cada vez mais cidades nos interiores dos estados oferecem ótimos pacotes e acomodações. Não faltam opções de passeio para passar um tempo com a natureza, seja em lagos, cachoeiras, trilhas e até canyons. Vale a pena conferir.
Viajando com segurança
Se não tiver jeito e você precisar enfrentar o trânsito, é bom redobrar a atenção nessa época. Segundo dados da Polícia Rodoviária, as duas maiores causas de acidentes nos deslocamentos são imprudência de motoristas, especialmente o abuso da velocidade, e falhas mecânicas de veículos.
Para garantir uma viagem tranquila para você e sua família, é preciso, portanto, ser duplamente responsável. Além de respeitar os limites de velocidade e de sinalização é bom estar atento e preparado para o caso de outros motoristas cometerem irregularidades. Pratique a direção defensiva, ou seja, dirija de modo seguro e prevendo erros que possam ocorrer.
Uma das principais dicas dos especialistas neste sentido é manter uma distância segura dos veículos. Recomenda-se que os motoristas estejam a 3 segundos do veículo da frente. Para garantir esse tempo, basta fazer o seguinte cálculo: espere o veículo da frente passar por um ponto como uma placa e comece a contar calmamente.
O seu carro deve passar pelo mesmo ponto após você ter contado até o número três. Esse tempo é o mínimo suficiente para você poder fazer manobras defensivas como frear e desviar em caso de batidas ou outras ocorrências. Além disso, a distância é importante porque muitos caminhões estão dividindo o trânsito nesses períodos e eles passam por muito desgaste de peças ao longo do ano. Não é incomum que elas se soltem e se tornem uma ameaça para outros veículos.
Especialistas também sublinham a importância de manter a concentração quando o carro está com lotação máxima. No fim do ano, muitas famílias se deslocam com crianças e muitas malas, e é comum que haja barulho, brincadeiras e brigas.
Então, é importante que o motorista não tire os olhos da estrada e explique a todos a importância da segurança no trajeto.
Vale ressaltar que os itens de segurança para a família são imprescindíveis. Assim, confira os cintos dos bancos de trás e use os assentos infantis indicados para cada idade. Desde que se tornaram itens obrigatórios, as cadeirinhas já reduziram em 25% a morte de crianças em acidentes de trânsito.
Lembre-se de sempre viajar descansado, planejar o itinerário e fazer pausas de 15 minutos a cada duas horas de viagem. Além disso, não esqueça de fazer uma revisão completa no carro antes de pegar a estrada.
Fonte: Portal do Trânsito, ICETRAN, Salão do Carro.