O transporte hidroviário consiste no uso de corpos aquáticos, como rios, mares e lagos, para transportar cargas e passageiros. Seu surgimento remonta à Antiguidade, visto que ele foi um dos principais meios utilizados na conquista de territórios e dos mantimentos do passado.
No entanto, o uso do transporte hidroviário continua sendo muito popular na atualidade, apresentando uma série de vantagens quando comparado a outros meios de transportes, como o aéreo.
Confira alguns desses benefícios abaixo!
1. Baixo custo
O transporte hidroviário tem baixo custo quando comparado a ônibus e aviões, porque gasta menos combustível, transporta grandes quantidades de carga e passageiro, além de estar livre de custos no decorrer do percurso, como pedágios. Dessa forma, ele se torna atrativo para as empresas, uma vez que elas podem reduzir seus custos operacionais, e também para os consumidores finais, já que o frete normalmente influencia o valor final do produto.
2. Menos poluente
Diretamente ligado ao tópico anterior, o transporte hidroviário se apresenta como um meio de transporte menos poluente, consumindo 19 vezes menos combustível do que o modal rodoviário. Ele ainda emite seis vezes menos gás carbônico na atmosfera, sendo uma opção interessante para o enfrentamento do aquecimento global.
3. Segurança
O transporte hidroviário apresenta uma maior segurança para cargas, visto que o roubo de mercadorias em caminhões é muito comum no Brasil. Só em 2020, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) registrou 14.159 sinistros no País, estimando uma perda de R$ 1,2 bilhão para o setor.
4. Conecta cidades
O transporte rodoviário conecta cidades que muitas vezes não têm conexões por terra ou aérea, facilitando a entrada e a saída tanto de mercadorias quanto de passageiros. Esse é o caso da Região Norte do Brasil, que, devido à baixa pavimentação das rodovias e à grande quantidade de rios caudalosos e navegáveis, tornou-se dependente desse meio de transporte.
Apesar de todas essas vantagens, o País tem uma forte dependência do modal rodoviário, mesmo que o transporte sobre água no Brasil seja utilizado principalmente para a exportação de commodities.
Fonte: Agência Senado, Infoescola, CNT, Portogente.