A Goodyear apresentou no dia 3 de março um pneu conceito capaz de se regenerar à medida em que é desgastado.A novidade seria revelada no Salão Automóvel de Genebra, mas a exposição internacional de carros foi cancelada em decorrência do coronavírus e substituída por um evento online, no qual o Goodyear reCharge foi mostrado.
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A empresa não informou se nem quando a tecnologia estaria pronta para produção comercial.
A ideia do produto é baseada em três pilares: sustentabilidade, personalização e simplicidade. Composto de material 100% biodegradável e altamente resistente, inspirado na seda de aranha, o pneu tem, em sua banda de rolamento, cápsulas com um líquido que é utilizado para prolongar a sua vida útil e simplificar o processo de substituição. A partir do desgaste, o líquido vai sendo liberado para fazer a regeneração da banda de rolamento.
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O Goodyear reCharge permite, ainda, a personalização a partir do uso de inteligência artificial (IA) de acordo com o perfil de cada motorista. Além disso, ajusta-se com base nas condições da estrada e do clima, permitindo viagens mais seguras e melhor desempenho do veículo. O conceito tem estrutura leve e não pneumática de suporte, com construção fina e robusta de baixa manutenção.
“A Goodyear quer que o pneu seja um colaborador ainda mais poderoso para atender às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”, disse Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europe.
“Foi com essa ambição que nos propusemos a criar um pneu conceito preparado para o futuro da mobilidade elétrica personalizada e conveniente”, completou Rytokoski. A Goodyear disse que o projeto eliminaria a necessidade de verificar a pressão dos pneus e deixaria no passado os pneus furados.
Outra inovação da Goodyear é o modelo Oxygene, impresso em 3D, que incorpora sensores conectados à IoT e usa musgo vivo e fotossíntese para alimentar seus eletrônicos, sendo capaz de despoluir o ar. A eletricidade autogerada alimenta sensores a bordo, uma unidade de processamento de IA e uma faixa de luz que acende quando o motorista freia ou muda de faixa. O produto é feito em impressora 3D a partir de pó de borracha de pneus reciclados.
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A Goodyear também está na vanguarda do fornecimento de pneus projetados para as necessidades específicas de veículos eletrônicos: seus pneus tradicionais podem ser até 30% mais rápidos em veículos elétricos, de acordo com os testes da empresa.
Fonte: Goodyear, Cnet e Xataka
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