Metrô de São Paulo

Com mais de 100 quilômetros de extensão, o Metrô de São Paulo é um dos meios de transporte mais utilizados na cidade e transporta 4 milhões de pessoas todos os dias. Saiba como funciona essa estrutura e quais são as seis linhas em operação

Quais são as linhas de metrô em São Paulo?

Linha 1: Azul Metrô de São Paulo

Linha Azul

Os seus extremos são as estações Jabaquara e Tucuruvi. A Azul do Metrô de São Paulo passa por importantes pontos turísticos da cidade, como a Pinacoteca do Estado (próximo à Estação Luz), o bairro da Liberdade, o Parque do Ibirapuera e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (perto da Estação Maria Rosa).

Linha 2: Verde Metrô de São Paulo

Linha Verde

Ligando as estações Vila Madalena e Vila Prudente, a Linha 2 passa por lugares famosos, como a Avenida Paulista e a Rua Augusta (próximas à Estação Consolação), o Museu do Futebol (nas imediações da Estação Clínicas) e o Beco do Batman (perto da Estação Vila Madalena)

Linha 3: Vermelha Metrô de São Paulo

Linha Vermelha

Com 22 quilômetros e 16 estações, a linha vermelha é a mais movimentada de São Paulo e liga as Estações Barra Funda e Itaquera. A Linha Vermelha pode ser usada para acessar o Teatro Municipal (pela Estação Anhangabaú), a Praça da República, a Galeria do Rock (pela Estação República) e a Praça da Sé (pela Estação Sé)

Linha 4: Amarela Metrô de São Paulo

Linha Amarela

A Linha Amarela tem trens automatizados que ligam o Morumbi à Estação Luz. Tem 10 estações e opera em regime de parceria público-privada com a Via Quatro desde 2010. Por meio dela, é possível acessar o bairro Vila Madalena (pela Estação Fradique Coutinho), o Memorial da Resistência (próximo à Estação Paulista) e o Largo da Batata (pela Estação Faria Lima)

Linha 5: Lilás Metrô de São Paulo

Linha Lilás

A Linha Lilás do Metrô de São Paulo liga o Capão Redondo à Chácara Klabin, tem 17 estações e também opera em regime de concessão. Passa pelas conhecidas regiões de Santo Amaro e Moema, apresentando 20 quilômetros de extensão.

Linha 15: Prata Metrô de São Paulo

Linha Prata

Totalmente suspensa e com trens monotrilhos, a Linha Prata liga as Estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes, contendo 17 estações. É a linha de metrô mais nova de São Paulo.

Qual é o horário de funcionamento das estações de metrô de São Paulo?

As estações de metrô de São Paulo funcionam das 4h40 à meia-noite. Desse modo, é possível se atualizar dos horários em tempo real baixando o aplicativo disponibilizado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Como funciona o metrô de São Paulo?

O metrô de São Paulo pode ser pago com o ticket unitário, comprado em cabines dentro das estações, ou com o Bilhete Único, um cartão recarregável aceito também em trens e ônibus. Atualmente (28/04/2021) o valor da tarifa é de R$ 4,83

Confira o mapa do metrô de São Paulo

Mapa metrô