16/05

10h

Abertura

10h10

Apresentação de caso: As transformações em curso

Como preços dos combustíveis, inflação, volta ao trabalho presencial e preocupações ambientais se refletem na forma como os brasileiros se deslocam

Julio Calil

Executivo de Contas Estratégicas na Offerwise Brasil

Ver Mais+

Com mais de 15 anos de experiência em institutos de pesquisa de mercado, tendo atuado como diretor de Contas no Ibope e na Kantar. Graduado em Propaganda e Marketing pela Unip.

10h20

Painel Como a pandemia mudou o transporte

Os legados e as transformações que o isolamento social trouxe para os fluxos urbanos e o que podemos esperar para os próximos anos

Mediação: Marco Antônio Carvalho

Jornalista

Claudio Barbieri da Cunha

Professor titular e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP

Ver Mais+

Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Transportes, doutor e livre-docente em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, sendo, hoje, vice-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É editor da Revista Transportes, da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), e tem uma atuação acadêmica extensa, tendo publicado mais de 150 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros e anais de eventos científicos nas suas áreas de atuação.

Marcelo Azevedo

Gerente de Análise Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Ver Mais+

Graduado em Economia pelo Ibmec, cursou mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/EPGE–Rio de Janeiro. Tem 18 anos de experiência em pesquisa e análise de conjuntura e já atuou no Sistema Brasileiro de Defesa de Concorrência, na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Marcus Quintella

Diretor da FGV Transportes

Ver mais+

Doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, mestre em Transportes pelo IME, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV, engenheiro civil pela Universidade Veiga de Almeida, diretor da FGV Transportes – Centro de Estudos em Transportes e Logística, editor-chefe da Revista Brasileira de Transportes (RBT) e professor e coordenador acadêmico dos cursos de MBA da FGV. Anteriormente, ocupou as posições de diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort S.A. e de diretor técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

11h30

Painel A revolução dos meios de pagamento

De que maneira as operações financeiras impulsionam novos modelos e ampliam o acesso às formas de locomoção urbana

Mediação: Marco Antônio Carvalho

Jornalista

Ana Bellino

Superintendente de Marketing, Produtos e UX do Digio

Ver Mais+

Possui vasta experiência no mercado financeiro e foi a responsável por criar o primeiro produto do Digio – o cartão de crédito digital. Hoje é responsável por liderar as áreas de Produtos, UX e Marketing, conduzindo o desenvolvimento e ciclo de vida dos produtos, experiência do usuário, branding e PR.

André Turquetto

Diretor-geral da Veloe

Ver mais+

Formado em Economia pela Unicamp e com um MBA em Gestão pela Universidade de Toronto, tem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro e de consumo, incluindo atuação em mercados internacionais na América Latina e do Norte, Ásia-Pacífico e Europa. O executivo atuou nos últimos sete anos na Alelo Brasil, da qual a Veloe faz parte, responsável pelas áreas de Marketing, Produtos e Inteligência de Negócios.

Fernanda Caraballo

Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil

Ver Mais+

Fernanda Caraballo é vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios nos segmentos de Governo e Transporte na Mastercard. Economista formada na Universidade de Brasília, com especialização em Administração pela FGV, ela tem 20 anos de experiência na indústria de cartões e já atuou em empresas como TecBan e BV Financeira, no Brasil, e GE Capital, na Suíça.

Luiz Renato Mattos

CEO & cofundador da Onboard

Ver mais+

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Carlos, Mattos trabalha na área de mobilidade urbana há cinco anos, desenvolvendo produtos para digitalizar e integrar serviços de transporte urbano de passageiros. Seu trabalho abrange desde a promoção e assistência na elaboração de políticas públicas até o desenvolvimento de softwares e hardwares para gestores e usuários de sistemas de transportes urbanos de passageiros. A missão atual consiste na construção da primeira Plataforma de Mobility as a Service (MaaS) no País. Além disso, atuou como especialista em MaaS no consórcio contratado pelo Banco Mundial para modernização do Centro de Controle Operacional (CCO) da SPTrans.

Marcelo Sarralha

Diretor de Soluções e Inovação da Visa do Brasil

Ver Mais+

Responsável pela estratégia de desenvolvimento de soluções para a habilitação de cartões bancários em segmentos como transporte público, pedágio e estacionamento. Engenheiro eletrônico, formado pela Unicamp, Marcelo liderou a criação do LabGarage Visa, um laboratório de desenvolvimento de soluções de hardware e software para pagamentos por aproximação. Desde 2006 na companhia, o executivo esteve à frente dos primeiros projetos de pagamentos por aproximação no Brasil e atuou ativamente no desenvolvimento de assistentes virtuais usando APIs.

12h45

Painel complementar Desafios para a mobilidade humana

Um olhar sobre segurança a partir de ações que promovam empatia e despertem a cidadania

Mediação: Michelle Trombelli

Jornalista

André Costa

Diretor da CCR Metrô Bahia

Ver Mais+

Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Paulista, tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e máster em Gestão e Direção Aeroportuária e Aeronáutica pela ITAérea Aeronautical Business School. Com 18 anos de atuação no Grupo CCR em diversos negócios da companhia, André Costa assumiu, em 2020, o desafio de liderar o projeto do Metrô Bahia em Salvador.

Rogério Bahú

Diretor de Operações da CCR InfraSP

Ver Mais+

Formado em Engenharia Civil, possui mestrado em Engenharia de Tráfego e Transportes. Atua como diretor de Operações da Divisão InfraSP da CCR, que inclui as concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR SPVias, CCR RodoAnel e Renovias. Está à frente da gestão da estrutura de atendimento nas rodovias, incluindo os profissionais de inspeção de tráfego, serviços de guincho, Atendimento Pré-Hospitalar (resgate médico), arrecadação (praças de pedágio) e conservação de rotina.

17/05

9h

Abertura

9h10

TED Talks

Novos caminhos: sinuosos, mas promissores

Ciro Biderman

Professor associado dos cursos de mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas

Ver Mais+

Coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (Cepesp/FGV). Pós-doutor em Economia Urbana pelo Dusp/MIT em 2007 e doutor em Economia pela FGV em 2001. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios (2016) e chefe de Gabinete da SPTrans (2013-2015), ambos da Prefeitura de São Paulo.

9h35

Apresentação do caso Índice de Acesso à Cidade

Carolina Guimarães

Head de Políticas Públicas e Pesquisa da 99

Ver Mais+

Urbanista, gestora de projetos, graduada em Ciências Políticas e Economia pela University of British Columbia, no Canadá, e mestre em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional pela Universidade de Tecnologia de Darmstadt, na Alemanha. Em sua carreira profissional já atuou em diversos setores como organizações multilaterais como a ONU, Comissão Europeia, Cities Alliances, entre outros, e também já trabalhou no terceiro setor e em consultorias. Carolina acredita muito no protagonismo das cidades e desenvolvimento local para responder aos maiores desafios atuais.

9h50

Painel O ir e vir no 5G

A internet de alta velocidade e seus impactos no transporte urbano, agora e no futuro

Mediação: Roberta Jansen

Jornalista

Djan Castro

Gerente sênior de Tecnologia para Manufatura da Stellantis para a América do Sul

Ver Mais+

Bacharel em Engenharia da Computação e mestre em Sistemas de Informação. Anteriormente, ocupou cargos nas áreas de) Transformação Digital e Inovação, BI e Análise e Operações Comerciais e de Vendas do grupo FCA, onde acumula mais de 10 anos de trabalho. Com experiência consolidada em TI desde 1994, atuou ainda no setor de telecomunicações antes de ingressar na indústria automotiva.

Georgia Sbrana

Diretora de Vendas B2B Latam da Motorola Mobility

Ver Mais+

Georgia tem o objetivo de reforçar e expandir a estratégia de vendas B2B da Motorola na América Latina. A executiva soma mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), dos quais mais de 15 anos ocupando cargos seniores em posições de liderança. Atuou em áreas como relações governamentais, estratégia, vendas, marketing e pesquisa e desenvolvimento. Sua carreira se destaca também pela abordagem multicultural, incluindo interface com pessoas de vários países e culturas, e seu espírito empreendedor.

Marcelo Pereira

Diretor automotivo e de Desenvolvimento de Mobilidade da Ipsos no Brasil

Ver Mais+

Engenheiro mecânico formado pela Faap, Marcelo tem 26 anos de experiência na indústria automotiva com passagens pela Volkswagen, Renault e PSA. Atualmente como diretor na Ipsos, tem em seu perímetro os estudos do mercado automobilístico voltados à Qualidade de Produto, Comportamento de Compra, Clínicas de Produto e Customer Experience.

Vitor Magnani

Presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O)

Ver mais+

Especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores, Vitor Magnani é presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), que reúne as maiores plataformas digitais em operação no País, e do Conselho de Economia Digital e Inovação da Fecomercio/SP, que representa 80% do setor no Brasil. Também é membro do Conselho Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups do Governo Federal, colunista da Forbes e fundador do Grupo iX e do Movimento Digitalize, principal iniciativa do País para digitalização de pequenos e médios empreendedores.

11h

Apresentação do caso Case Bilhetagem digital

Maína Celidonio de Campos

Secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro

Ver Mais+

Doutora em Economia pela PUC-Rio e secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

11h20

Painel Inovação para a mobilidade

Como uma geração de novos negócios vem multiplicando as alternativas de compartilhamento e a liberdade de escolha dos usuários

Mediação: Roberta Jansen

Jornalista

Frédéric Ollier

Vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.

Ver Mais+

Francês, ele morou no Brasil por cerca de seis anos, contribuindo com o lançamento da plataforma no País. É graduado em Engenharia pela Ecole Polytechnique & Mines de Paris, com formação também em Empreendedorismo pela escola Mines ParisTech.

Marcelo Abritta

CEO e cofundador da Buser

Ver Mais+

Engenheiro aeronáutico de formação, o mineiro teve passagem pelo mercado financeiro, depois virou empreendedor. Fundou a Buser em 2017, em parceria com o amigo Marcelo Vasconcellos. A ideia surgiu depois de ter organizado o casamento em Arraial d’Ajuda, na Bahia, quando percebeu que fretar um ônibus tornaria a viagem dos parentes e convidados que saíam de BH 70% mais baratas.

Marcelo Nunes

Presidente da Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos (Abrafrec)

Ver Mais+

Empresário no ramo de fretamento há 27 anos. Ele é CEO do grupo Primar, composto por uma companhia de navegação, hotéis e uma empresa de ônibus com linhas rodoviárias regulares e participantes do fretamento colaborativo. Hoje, atua em mais de 62 cidades de todo o Brasil com frota de cerca de 50 ônibus, oferecendo uma proposta inovadora de serviços, preços e experiências.

Phillip Klien

CEO da ClickBus

Ver Mais+

Formado em Marketing & Finanças pela Tulane University (EUA), construiu a sua carreira em empresas de high tech e negócios digitais. Foi cofundador da Predicta (reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do País pela Fast Company), diretor de Growth do Twitter, General Manager da Uber São Paulo e CGO na OLX e no PicPay. Assumiu como CEO da ClickBus em 2021 com o desafio de acelerar o crescimento do maior marketplace de passagens rodoviárias do País.

18/05

9h

Abertura

9h10

Painel Mobilidade como serviço

Como conciliar bom custo-benefício para usuários com a eficiência nas operações

Mediação: Marco Antônio Carvalho

Jornalista

Francisco A. N. Christovam

Presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

Ver Mais+

É também presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) e membro da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp), da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia. É engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1975); mestre em Engenharia de Transportes pela Villanova University (1977); e especialista em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1980).

Pedro Palhares

Gerente-geral do Moovit no Brasil

Ver Mais+

Carioca, 42 anos. Estudou Administração de Empresas no Ibmec-Rio e Finanças na FGV. Trabalhou por 12 anos no mercado financeiro. Em 2013, a convite do então secretário de Transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Desde abril de 2014 no Moovit, é o gerente-geral no Brasil.

Thiago Piovesan

CEO da Indigo Brasil

Ver Mais+

Conduz os processos para a consolidação da companhia no País, líder mundial em gestão de estacionamento, mobilidade individual e serviços relacionados, e é responsável pelas atualizações aos principais acionistas do grupo. Acumula experiência de mais de 23 anos em cargos diretivos em companhias de diferentes segmentos. É graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Finanças Empresariais.

10h20

Apresentação do Caso Mobilidade do Futuro: Um Modelo Disruptivo para São José dos Campos

Anderson Farias

Prefeito de São José dos Campos

Ver Mais+

Tem 47 anos, é gestor público, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há cerca de 30 anos. É casado e tem três filhos. Formado em Gestão Pública. Foi secretário de Administração (2008), de Transporte (2009 a 2012), de Governança na gestão Felicio Ramuth,(2017 a 2022) e atualmente é o prefeito de São José dos Campos.

10h45

Painel A logística em novo patamar

De que maneira o e-commerce e o delivery impactaram a mobilidade urbana e as novas tendências em remessa de mercadorias

Mediação: Marco Antônio Carvalho

Jornalista

Jamyl Jarrus Junior

Diretor executivo de Vendas e Marketing da Movida

Ver Mais+

Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Finanças pela FGV e pós-graduação em Política Contemporânea e em Ciência Política. Possui 20 anos de experiência no mercado de locação de veículos e desde 2013 ocupa o cargo de diretor executivo de Vendas e Marketing da Movida.

Marcio Hannas

Presidente da CCR Mobilidade

Ver Mais+

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com MBA em Administração e Gerenciamento de Empresas pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla). De 2018 a 2021, esteve à frente da Concessionária do VLT Carioca e acumula experiências de CEO na Hyundai Caoa e mais de nove anos de atuação na Vale, onde exerceu as funções de diretor de Projetos Corporativos, diretor global de Serviços Compartilhados e diretor global de Gestão de Projetos de Capital. Assumiu a presidência da CCR Mobilidade em janeiro de 2022. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, desenvolveu conhecimento em áreas como suprimentos, TI, finanças, logística e operações.

Rodrigo Mourad

Presidente e cofundador da Cobli

Ver Mais+

Engenheiro de formação, começou sua carreira em grandes empresas, como Morgan Stanley, Procter & Gamble e Bain & Co, mas logo viu no empreendedorismo seu futuro e fundou a Cobli. Sua missão na empresa é implementar tecnologia na logística, para descomplicar a gestão e potencializar a frota.

11h50

Palestra: MaaS uma tendência Global

Pedro Somma

Diretor de Estratégias da MaaS Global

Ver Mais+

Chief Strategy Officer da MaaS Global, startup pioneira em MaaS no mundo. Ele assumiu a posição após a compra da Quicko pela startup finlandesa, onde estava desde 2018, nos últimos dois anos como CEO. Anteriormente, liderou a área de Operações e Relações Governamentais da 99 e serviu como secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolveu políticas públicas voltadas à geração de trabalho, emprego e renda. Pedro também é professor de Estratégia na Link School of Business.

12h30

Painel Aliança pela mobilidade sustentável: por que a união de atores é fundamental para democratizar os veículos elétricos no Brasil

Mediação: Michelle Trombelli

Jornalista

Hamish Jacobs

Diretor de Sustentabilidade da DiDi Chuxing

Ver Mais+

Com mais de duas décadas de experiência em liderança global em sustentabilidade, tanto como consultor quanto trabalhando internamente, ele traz uma profunda experiência nos setores de manufatura, bens de consumo embalados, entretenimento e transporte. Hamish tem bacharelado pela Bristol University e mestrado pela CASS Business School em Londres. Ele mora no sul da Califórnia e, atualmente, é diretor de Sustentabilidade da DiDi Chuxing.

Thiago Hipolito

Diretor de DriverLAB da 99

Ver Mais+

Com 15 anos de experiência navegando por um conjunto de cargos de gestão e liderança de equipes multidisciplinares, Thiago Hipolito é formado em Economia e tem ampla experiência em planejamento estratégico, implantação e execução de estratégias. Atualmente é diretor do DriverLAB, um centro de inovações 100% focado nos motoristas parceiros.

19/05

9h

Abertura

9h10

Painel Perspectivas da eletrificação no Brasil

De que forma os modelos elétricos devem influenciar a inovação da mobilidade urbana nos próximos anos

Mediação: Roberta Jansen

Jornalista

Adalberto Maluf

Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD

Ver Mais+

Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Economia Política Internacional (MSc) pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP). Diretor da BYD (Build Your Dream), presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e vice-presidente da Associação Brasileira da Geração Distribuída (ABGD)

Carlos Motta

CEO da Kers S/A Tecnologia em Mobilidade Sustentável

Ver mais+

Engenheiro mecânico pela UFPR, presidente do Instituto Brasil Mobilidade, presidente da empresa de tecnologia em mobilidade sustentável Kers S/A, fundador e conselheiro da Paraná Energia.

Diogo Souto Maior

Diretor de Políticas Públicas da 99 Tecnologia

Ver Mais+

Diogo Souto Maior é doutorando em Relações Internacionais (USP) com foco em tecnologia e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Londres. Antes de se juntar à 99, Diogo trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Timor-Leste, Turquia e Etiópia, liderando projetos de desenvolvimento local e urbano; e também na Johnson & Johnson, Natura e Oxfam. É professor da FGV Educação Executiva e empreendedor cívico, membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps).

10h20

Apresentação do Caso Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana

Janine de Lima Bruno

Diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande-MS

Ver Mais+

Engenheiro civil, especialista em Engenharia de Trânsito Ocupa o cargo de diretor-presidente da Agetran desde 2017

10h45

Painel O mercado de carros elétricos no Brasil

Como as montadoras se preparam para atender a uma demanda crescente, de olho na sustentabilidade

Mediação: Roberta Jansen

Jornalista

André Iasi

CEO da Estapar

Ver Mais+

Mais de 25 anos de experiência nos setores de Infraestrutura, Comércio Exterior e Mercado Financeiro. É sócio do Banco BTG Pactual, onde atuou até 2012 como diretor executivo e, atualmente, é mentor do Boostlab. Há mais de 9 anos como CEO da Estapar, a transformou na maior empresa do Brasil no setor, é cocriador do Vaga Inteligente, maior aplicativo do segmento com mais de 1,5 milhão de usuários. Formado em Administração pela PUC-SP e pós-graduado pela FGV-SP.

João Oliveira

Diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil

Ver mais+

Formado em Engenharia Mecânica, tem MBA em Marketing Internacional pela Universidade Metodista de São Paulo e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo tem uma longa história de mais de 17 anos na Volvo. Ingressou como estagiário e passou por diversas funções nas áreas de Serviço ao Cliente, Desenvolvimento de Rede, Vendas e Marketing. Na diretoria da empresa, ficou à frente das operações de mercados importadores para a América Latina e o Caribe, passando em seguida a diretor comercial da operação brasileira até ocupar o posto de diretor-geral de Operações Brasil – COO.

Oswaldo Ramos

CCO da GWM Brasil

Ver mais+

Engenheiro pela USP com MBA em Negócios pela Universidade de Michigan, Oswaldo Ramos tem mais de 30 anos de experiência no setor automotivo, tendo atuado em quase todas as áreas dessa indústria, como engenharia, vendas, marketing e produto, tanto em automóveis como em caminhões.

Roberto Braun

Vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

Ver Mais+

Com 26 anos de experiência no setor automotivo, atualmente ocupa o cargo de diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais na Toyota do Brasil. Graduado em Engenharia pela Fundação Armando Álvares Penteado, possui pós-graduação na FAAP, na ESPM e MBA na FIA/USP.

12h

Painel Soluções para uma mobilidade sustentável

Como a Stellantis está se preparando para oferecer as diversas soluções de Mobilidade Sustentável, a partir das demandas dos clientes

Mediação: Tião Oliveira

Editor do Jornal do Carro

Besaliel Soares Botelho

Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA)

Ver Mais+

Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. Ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros, foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia flex fuel. Atuou como CEO da Robert Bosch América Latina até dezembro de 2021. É também membro da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da CNI, e atua no conselho executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Também representou a Society of Automotive Engineers (SAE Brasil) de 2009 a 2010 como presidente.

João Irineu Medeiros

Diretor de Assuntos Regulatórios e Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul

Ver Mais+

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela UFMG e em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral. Pós-MBA pela Kellogg School of Management Chicago, Northwestern University, USA. De 1987 a 2012 atuou na área de Desenvolvimento de Produto de Powertrain e Chassis. O executivo atua no grupo desde 1987. De 2013 a 2016 atuou no Tech Center da Fiat Chrysler Estados Unidos nas áreas de desenvolvimento dos motores V8, em planejamento estratégico e na área de regulamentação, homologação e compliance veicular.

20/05

9h

Abertura

9h10

Painel Micromobilidade e infraestrutura

O que é preciso fazer para tornar nossas cidades mais amigáveis e acessíveis a pedestres e ciclistas

Mediação: Victor Vieira

Jornalista

James Scavone

Sócio-fundador e CCO da Davinci

Ver Mais+

CCO (Chief Creative Officer) e sócio-fundador da Davinci, marca de micromobilidade elétrica.

Mariana Cruz

Coordenadora de Relações Governamentais da Tembici

Ver Mais+

Graduada em Gestão de Políticas Públicas e MBA em Gestão de Negócios, pela USP, e em Gestão Pública, pela Universidad de Vigo. A profissional tem expertise no mercado de Public Affairs há 8 anos, tendo trabalhado na Prefeitura de São Paulo e na Consultoria Patri Políticas Públicas.

Renata Falzoni

Arquiteta, urbanista, jornalista e cicloativista das redes do Bike

Ver Mais+

Arquiteta e urbanista formada pela FAU Mackenzie em 1977, trabalha desde 1978 como jornalista, sendo precursora da linguagem de videorreportagem na TV brasileira. Desde 1976, pedala como meio de transporte. Em 1989, fundou o Night Biker’s Club do Brasil, clube pioneiro de ciclistas urbanos noturnos no Brasil e desde então é cicloativista. Atualmente Renata está à frente das redes do Bike é Legal, que promove a bicicleta como transporte, esporte e advocacy.

Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e ex-secretário de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo

Ver Mais+

Consultor, ex-diretor de Mobilidade Urbana da WRI, ex-presidente do Metrô e da CPTM e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP.

Vinícius Andrade

Arquiteto, urbanista e professor na Escola da Cidade

Ver Mais+

Arquiteto e urbanista, formado pela FAU-USP em 1992. Sócio-fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, desde 1997. Leciona na Escola da Cidade, em São Paulo, desde 2005, onde é coordenador pedagógico desde 2019. É membro do Conselho Científico, responsável pela curadoria do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020/21.

10h20

Painel Dá para zerar as emissões no transporte?

As iniciativas que buscam reduzir ou compensar os danos ambientais causados pelos deslocamentos urbanos

Mediação: Victor Vieira

Jornalista

Andrea Santos

Professora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas

Ver Mais+

Professora do Programa de Engenharia de Transportes (PET), da Coppe/UFRJ. Atua como consultora sênior na área de transportes sustentáveis, políticas sobre mudança do e mudanças climáticas (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência de cidades). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes e secretária executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Cristina Albuquerque

Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil

Ver Mais+

Trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades brasileiras mais limpos e eficientes, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina fornece apoio às cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transporte, gerenciamento da demanda de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outras. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS.

Rafael Calabria

Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec

Ver Mais+

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP. É criador e conselheiro da Cidadeapé ­– Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, foi do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo e atualmente é do Fórum Consultivo Nacional de Mobilidade Urbana. É coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec.

11h25

Apresentação do Caso Smart Mobility

11h45

Painel A realidade e o futuro da mobilidade nos grandes centros urbanos

Próximos passos da mobilidade e do transporte sob a ótica de grandes especialistas

Abertura:

Eduardo Soriano Lousada

Diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ver Mais+

Analista de Ciência e Tecnologia do MCTI, concursado, desde 2002, atualmente no cargo de diretor de Tecnologias Estruturantes, responsável pela Gestão de Políticas Públicas de Inovação e Empreendedorismo em Energia, Combustíveis, Petróleo & Gás, Recursos Minerais, Mobilidade, Nanotecnologia, Materiais Avançados, Fotônica e Indústria 4.0.

Mediação: Tião Oliveira

Editor do Jornal do Carro

Eliana Martins de Mello

Pesquisadora do Cepesp/FGV na área de Economia Urbana e Transportes

Ver Mais+

Tem mais de 15 anos de experiência na área de mobilidade urbana, trabalhando com os setores público, privado e terceiro setor. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com mestrado em Habitação e Revitalização Urbana pelo IHS e Erasmus University (Rotterdam/Holanda). Atualmente é doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV-Easp.

Samuel Salomão

Cofundador e diretor de Produtos da Speedbird Aero

Ver Mais+

Engenheiro de Software e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), vislumbrou nos drones uma forma de servir à comunidade por meio da entrega com o uso desses aparelhos transportando alimentos, bebidas, mercadorias em geral, medicamentos e até exames laboratoriais.

Veja quem já participou do Summit Mobilidade