A busca por qualidade de vida é fundamental para as pessoas que trabalham com mobilidade urbana. Assim, encontrar soluções para reduzir o efeito estufa no planeta deve ser uma preocupação na hora de planejar o trânsito em uma região.
Já conhece o Estadão Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.
Os meios de transporte são os principais responsáveis pela emissão de dióxido de carbono em todo o mundo, logo os veículos estão entre os principais responsáveis pela potencialização do efeito estufa, aumentando a temperatura da superfície do planeta. Portanto, a sustentabilidade dentro da mobilidade é uma forma de tentar combater esses problemas.
Soluções de mobilidade urbana sustentável
A busca por promover a urbanização mais sustentável, que agrida menos a natureza e o meio ambiente, deve ser uma das principais preocupações da população e dos órgãos responsáveis por esse cuidado.
Confira quatro soluções de mobilidade urbana que podem auxiliar na luta para reduzir o efeito estufa.
1. Compartilhamento de carro
Dividir o veículo com colegas de trabalho ou companheiros de universidade é uma solução emergencial muito interessante para a redução do efeito estufa. A explicação é simples: se quatro pessoas moram perto ou no caminho de seu destino final, é mais sustentável utilizar apenas um automóvel do que ir cada um com o seu.
2. Transporte público
O investimento em transporte público de qualidade é uma das melhores soluções de mobilidade urbana sustentável. Com ônibus, trens e metrôs confortáveis, acessíveis e integrados a outros modais, as pessoas estarão mais dispostas a abrir mão do carro particular. É ainda possível apostar em veículos menos poluentes, como o ônibus elétrico
3. Veículos elétricos
Como não utilizam combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás e o etanol, os veículos elétricos são alternativas muito sustentáveis para combater o efeito estufa. A expectativa é de que eles se tornem cada vez mais populares, pois também fazem menos ruído, diminuindo a poluição sonora nas grandes cidades.
4. Bicicletas e patinetes
O investimento em ciclovias e ciclofaixas é outra maneira de promover a mobilidade urbana sustentável. Aderindo à mobilidade ativa, é possível ajudar na diminuição do trânsito e, consequentemente, da emissão de gases que causam o efeito estufa.
Somados aos investimentos de prefeitos e governadores, aplicativos para o aluguel de bicicletas e de patinetes elétricos têm sido um sucesso por todo o mundo, apresentando-se como uma solução viável na busca por uma mobilidade em prol do meio ambiente.
Fontes: Ticket Log, b8 Comunicação, Mobilize.
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil