Com o uso do Climate Watch, plataforma que visa oferecer dados em relação ao clima mundial para formuladores de políticas sustentáveis, o World Resources Institute (WRI) elaborou gráficos que mostram o quanto os países acumularam gases com as emissões nas últimas décadas. Veja abaixo os países que mais emitiram gases do efeito estufa.
1. Estados Unidos
Os Estados Unidos se mantiveram em primeiro lugar no ranking dos maiores emissores de gases poluentes nos últimos 160 anos, sendo responsáveis pela emissão de aproximadamente 577,578 toneladas de CO2 entre os anos de 1850 e 2016 — os dados não incluem as emissões provenientes do uso da terra, como as derivadas do desmatamento de florestas.
2. China
A China ocupa o segundo lugar, com uma emissão de 283, 790 toneladas de CO2 no mesmo período. Apesar da diferença significativa, é importante analisar que o país teve um grande salto na poluição do ar apenas nos últimos 15 anos devido ao aumento da industrialização apoiada na queima de carvão. Atualmente, posiciona-se como o país que mais produz poluição recente.
3. Rússia
A grande industrialização que ocorreu durante a União Soviética colocou a Rússia em terceiro lugar como os maiores responsáveis pelo aquecimento global. Sua grande indústria energética e suas empresas petrolíferas mantêm o país como um dos mais poluidores da atualidade.
4. Alemanha
O gráfico mostra que a Alemanha está em 4° lugar, com 112, 506 toneladas de CO2 emitidas, sendo o país mais poluidor de toda a União Europeia. A expansão do setor agropecuário, o trânsito rodoviário e as usinas termelétricas de carvão são os principais motivos de o país ganhar a quarta posição no ranking.
5. Índia
A queima de petróleo, principal fonte de energia do país, e a expansão da classe média indiana nas últimas décadas, que aumentou seu consumo de bens como veículos e equipamentos eletrônicos, deram à Índia o 5° lugar, com uma emissão acumulada em 99,578 toneladas de gases poluentes.
O que é o efeito estufa?
O efeito estufa é um processo que acontece naturalmente no planeta Terra e é o grande responsável por manter as temperaturas ideais para a existência da vida. Porém, com a forte industrialização, a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento de florestas e outras ações humanas, o fenômeno tem sido agravado, aumentando a temperatura de todo o planeta.
Segundo os pesquisadores, esse aumento de temperatura tem ocasionado o derretimento de geleiras, que aumentam os níveis do oceano e colocam diversas cidades em risco, além de uma série de eventos climáticos, como chuvas irregulares, tempestades e secas.
Visando amenizar as consequências derivadas do efeito estufa, diversos países se comprometeram em reduzir as emissões de gases poluentes nos próximos anos. Além de encontros anuais de líderes mundiais para discutir os principais avanços necessários, como a Cópula do Clima, em 2016, mais de 147 nações ratificaram o acordo de Paris, um acordo climático internacional.
Os dados de mais de 100 países estão disponíveis no site do Climate Watch, enquanto os gráficos estão disponíveis no portal do WRI.
Fonte: WRI, Climate Watch, Brasil Escola, Politize, Ciclo Vivo, Dw.