Saiba o que é robô-táxi e veja como a tecnologia tem sido aplicada em grandes metrópoles
Os robôs-táxis podem ser definidos como carros autônomos (veículos que não necessitam de humanos na direção) utilizados para transporte de passageiros ou entrega de produtos. A tecnologia tem sido aprimorada nos últimos anos por diversas empresas que a consideram um importante caminho para reduzir custos, diminuir as emissões de carbono e contribuir para a melhora da mobilidade urbana nas cidades.
Atualmente, a China é o país mais avançado quando se trata da implementação de robôs-táxis. Em Pequim, a empresa de tecnologia Baidu disponibiliza o serviço para transporte de passageiros das 9h às 17h. Para utilizá-lo, basta baixar o app Apollo Go e solicitar um carro, informando o local de origem e o destino. O serviço já está presente em sete cidades chinesas, e a empresa pretende atingir 65 municípios até 2025.
Os Estados Unidos são o principal concorrente da China no desenvolvimento de robôs-táxis. Um exemplo disso são os serviços da norte-americana Cruise, que disponibiliza diversos veículos autônomos para transporte de passageiros em São Francisco. Eles funcionam de forma similar aos da gigante chinesa, devendo o usuário solicitar a corrida e realizar o pagamento pelo aplicativo.
Las Vegas, em Nevada, é outra cidade dos EUA que tem recebido grandes investimentos no transporte de passageiros via robôs-táxis. Atualmente, Lyft e Uber têm projetos em andamento com a Motional, uma montadora de veículos autônomos do grupo Hyundai. Apesar de não estarem com os serviços 100% lançados, os veículos já se encontram em teste nas ruas da cidade, podendo ser utilizados por qualquer pessoa que baixar o app.