5 curiosidades sobre o carro voador

Obras de ficção científica sempre imaginaram as cidades depois dos anos 2000 cheias de carros voadores. Como notamos, isto não é realidade… ainda! 

Diversas empresas já estão desenvolvendo e testando carros voadores, mas eles são um pouco diferentes da concepção da maioria das pessoas. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles.

1. Decolagem e pouso vertical Os carros voadores são designados pelo termo técnico Vtol (vertical take off and landing), que em português significa veículo de decolagem e pouso verticais. Por isso, eles se assemelham mais a helicópteros ou drones.

2. São uma categoria nova Apesar das semelhanças, os carros voadores são uma nova categoria de veículos. São maiores, mais complexos e pesados do que drones e têm mais hélices e motores do que helicópteros, além de serem em sua maioria elétricos (e-VTOL).

3. Vão ajudar a combater a poluição A maioria dos VTOLs em desenvolvimento são elétricos e serão uma opção para reduzir o trânsito e os veículos a combustão nas grandes cidades.

4. Vai ter engarrafamento nos céus? Não, os veículos não devem chegar à população em geral. Ao contrário, ficarão restritos a empresas de “táxi aéreo”, que vão ofertar viagens em rotas liberadas pelas agências de aviação civil (ANAC, no caso brasileiro).

5. Quando vão chegar? As empresas desenvolvedoras já falavam em serviços disponíveis em 2020. Por enquanto, eles não aconteceram.

Alguns modelos já estão em fase de produção, como o PAL-V Liberty, porém legislação e regras para o funcionamento ainda não foram concluídas. A maioria das empresas trabalha agora com a estimativa de início de serviços em 2025.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e não perca as novidades que impactam a mobilidade urbana.