No trânsito, pedestres são sempre o elo mais fraco. Por isso, a lei garante que todos os veículos devem cuidar deles. Apesar disso, para o bom funcionamento dos deslocamentos, pedestres devem seguir uma série de regras.
Confira a seguir seis cuidados que pedestres precisam ter ao atravessar ou andar em ciclovias.
A menos que esteja indicado na via ou em faixas, a ciclovia é de uso exclusivo de bicicletas e outros veículos, como patinetes. Além de se expor ao risco de lesões graves em caso de atropelamento por bicicleta, o pedestre não tem respaldo legal.
Por mais que possa haver desvios que deixem o caminho mais rápido, o lugar do pedestre é na calçada. Andar pela rua o coloca em risco de ser atropelado por carros ou por bicicletas que são obrigadas a trafegar à direita da faixa quando não há ciclovia.
Não hora de parar para atravessar uma rua, observe se não está em cima de uma ciclovia. Muitas ciclofaixas têm sinalização específica e podem ter preferência, então se lembre de olhar para os dois lados.
Apesar de ser ótimo caminhar ouvindo música ou podcast, o trânsito nas grandes cidades exige atenção. Evite usar fones de ouvido com som alto enquanto estiver se deslocando pela cidade. Tenha atenção redobrada ao atravessar as ruas e ao andar em faixas compartilhadas.
Tenha cuidado ao passar por esquinas, principalmente aquelas com ciclovias ou que são caminhos comuns de ciclistas. Além disso, evite cruzar ruas em curvas, tendo sempre o cuidado de ser visto antes de atravessar.
Ao descer de um ônibus ou de outros veículos, nunca atravesse pela frente. Espere o veículo andar em direção ao fluxo da rua para ter visibilidade de quem vem atrás. Muitas vezes, ciclistas ou outros veículos podem estar fazendo uma ultrapassagem.