As produções artísticas de São Paulo vão além das expostas nos museus. Saiba onde conferir intervenções artísticas e arte de rua na capital paulista.
Famosa por ser uma grande “selva de pedra”, a capital paulista também respira arte. Em diversos pontos da cidade, intervenções artísticas como grafites, pichações, murais, lambe-lambe, decalques, stencils e números de teatro e música colorem o cinza predominante. Vamos conhecer alguns pontos famosos por abrigarem intervenções artísticas
A Vila Madalena é um famoso point que concentra arte em grafite e stencils. O Beco do Batman é um dos destinos mais visitados para conferir essas intervenções artísticas. Na mesma região, outros pontos interessantes são o Beco do Aprendiz, o Beco do Lira e a Praça das Corujas.
Uma das principais vias da cidade, o Minhocão tem três km de extensão e um importante corredor leste-oeste, mas, além dessa função, a via é praticamente um museu a céu aberto. Durante a semana, das 20h às 7h, e nos fins de semana, a via é fechada para os carros e se torna um importante ponto de encontro cultural. Além disso, pode-se encontrar facilmente diversas obras de arte nas paredes externas dos grandes prédios e no concreto da via.
Outra movimentada via de São Paulo foi o espaço encontrado por artistas para se expressarem. Em 66 pilares que sustentam a elevação do metrô de São Paulo, grafiteiros criaram um museu para expor seus trabalhos.
Um dos cartões-postais da cidade, a avenida, que é o coração da capital, é cercada de belas pinturas, como a do muralista Eduardo Kobra.
Durante o domingo, das 10h às 16h, o trânsito na Avenida Paulista é fechado, e ela fica liberada apenas para pedestres. Nesses momentos, vários artistas apresentam intervenções musicais, teatrais e outras performances.
Outra importante avenida, que é um amplo espaço para o grafite, é a Radial Leste. Desde 2014, em uma intervenção feita para a copa do mundo, a localidade se tornou o maior corredor de grafite a céu aberto da América Latina, com obras de artistas importantes, como Os Gêmeos.