Quando se fala em cidade mais fria do mundo, a briga é tão acirrada que o jeito foi estabelecer um empate entre Oymyakon e Verkhoyansk, ambas na Rússia. Enquanto a primeira já registrou -67,7°C, a segunda chegou a -67,8°C. No entanto, Oymyakon tem média mínima de -50°C e Verkhoyansk, de -48,3°C.
Mais um pontinho para a Rússia passando na sua timeline. Já imaginou um lugar cuja temperatura diária chega a -33°C? Sim, esse mundo de gelo existe e fica em Dudinka, no território siberiano da Rússia. Corajosos são os 22 mil habitantes da região. Segundo alguns moradores, se alguém cospe ao ar livre no inverno, o cuspe congela antes de chegar ao chão.
Nem só de Rússia se faz um inverno rigoroso. Quer saber de um lugar que chega a -27°C e com muito charme? Com vocês, a canadense Yellowknife, de Territórios do Noroeste. Entre novembro e abril, o céu dessa cidade fria fica tão iluminado que até lembra a aurora boreal. Não é demais?
Se você associa clima frio a lugares pouco populosos, precisa dar uma olhada nas temperaturas de Helsinque, capital da Finlândia. A cidade é grande, importante, mas pasme: as temperaturas de lá já chegaram a -33°C.
Por falar em cidade populosa, cerca de 10 milhões de pessoas vivem em Harbin, na China. No inverno, o local pode chegar a -22°C. Apesar do frio, o pessoal de lá é animado e promove um dos eventos mais surpreendentes do mundo: o Festival Internacional de Escultura em Gelo e Neve de Harbin. Lá, é possível encontrar obras de neve gigantescas, como esta da foto: