O primeiro lugar emite mais carbono do que o Chile inteiro. Saiba qual é!
No ano passado, o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases (SEEG) Municípios — iniciativa do Observatório do Clima — listou as cidades mais poluídas do Brasil. Se você pensou em São Paulo, Rio de Janeiro ou outras metrópoles com grandes emissões nas vias urbanas, passou um pouco longe do topo desse ranking.
Os três principais emissores de poluição estão na Amazônia, segundo o estudo que calculou as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) de todos os 5.570 municípios brasileiros entre 2000 e 2018. O número está muito associado à atividade no campo, sobretudo ao cultivo de rebanhos.
Ainda assim, São Paulo fica na quarta posição. Confira, a seguir, as cinco cidades que mais poluem o País.
A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, emite mais carbono que o Chile inteiro e foi responsável por quase 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) na atmosfera. Se fosse um país, seria o 111º do mundo em emissões.
Com 115 mil habitantes e uma economia baseada em agricultura, extrativismo vegetal e pecuária, Altamira, também no Pará, ficou em segundo lugar no ranking.
No ano passado, imagens de um céu poluído de fumaça em Porto Velho estamparam os principais jornais do País. O município de Rondônia foi o terceiro mais poluente do Brasil, segundo o ranking.
A capital paulista é a primeira cidade fora da Região Norte no topo da lista. São Paulo é líder nacional no setor de energia. Só nessa área, a metrópole emite 12,4 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2).