Bicicletas de estrada, também chamadas de speed ou road bike, são ideais para ciclistas que buscam velocidade e performance. Porém, para não estragar a sua experiência, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de escolher uma.
Ao prezar pelo desempenho, as bicicletas de estrada têm uma construção com peças mais leves. Além disso, a posição de guiar tende a ser mais aerodinâmica, com o ciclista mais próximo ao selim.
Outras características das speed bikes incluem os pneus mais finos do que os normais, pensados para uso em bons asfaltos, e a ausência de suspensão, que vai transmitir a vibração para o condutor.
Essas características podem levar a lesões se alguns fatores não forem considerados. Por isso, é importante dar atenção às várias dicas na hora de escolher o tipo da sua road bike. Existem várias opções, como a aero, endurance, race, gravel e mais.
Bikes de performance costumam ser mais caras. Para não perder o seu investimento, leia as dicas a seguir.
1. Considere o seu tamanho e peso Existem profissionais e lojas especializadas em encontrar a bike ideal para o seu peso e altura. Adquirir um modelo errado pode causar lesões devido ao longo tempo em posições não ideais.
2. Considere o seu trajeto Bikes do tipo aero são as mais usadas em provas profissionais, mas nesses casos a pista costuma ser perfeita. Se seu trajeto for mais irregular, vale investir em modelos com pneus maiores, como a gravel.
3. Considere o tempo de trajeto Muita gente quer uma road bike para fugir da rotina por horas. Para trajetos longos, os tipos endurance são mais indicados. Sua geometria inspira uma postura mais ereta e mais confortável para longas distâncias.
4. Considere seus objetivos Esses tipos de bike podem ser caros, então é preciso saber quais são os seus objetivos na hora de investir.
Modelos com quadro de fibra de carbono são mais leves, o que leva à melhor performance, porém, são mais caros e menos confortáveis. Se você não pensa em competir, bons modelos de alumínio podem dar conta do recado.
5. Cuidado com a experiência Os pneus mais finos e as características de outras peças dificultam a condução de uma bike de estrada. Por isso, tenha cuidado na hora de fazer a transição de uma bike de passeio.
Gaste um tempo para se acostumar antes de se aventurar em longas viagens ou em estradas complicadas.
Gostou das dicas? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e receba muito mais conteúdo sobre bicicletas e mobilidade urbana!