As bikes são vistas como uma solução para a mobilidade nas cidades, mas elas também são uma ótima válvula de escape para quem quer fugir dos centros urbanos. Uma das modalidades que estão ganhando adeptos são as bicicletas de montanha.
As bicicletas de montanha, ou mountain bikes, são aquelas adaptadas para terrenos acidentados e off-road. Para isso, uma série de itens são alterados, garantindo conforto e segurança para o ciclista e agilidade para as bikes.
Entre as peças modificadas estão o quadro, que precisa ser mais resistente, e o guidão, que tem formato diferente das bikes tradicionais.
Além disso, as mountain bikes utilizam pneus mais largos e amortecedores mais fortes, que podem ser instalados na dianteira ou na traseira. Estes são fundamentais para aguentar o impacto inerente à atividade e ao terreno.
Apesar das modificações, é importante que as bikes sejam leves, para garantir que possam ser manobradas de maneira rápida. Por isso, utilizam materiais mais leves e mantêm o peso entre 8 kg e 9kg.
Existem diversos modelos diferentes de modalidades derivadas da mountain bike, como Cross Country (Marathon e Olímpica), Downhill, Freeride, Enduro e outras. As bikes de competição podem ter modificações para serem otimizadas para cada categoria.
Devido aos riscos para quem pratica ciclismo em montanhas e trilhas, mais equipamentos de segurança são comuns. Capacete, que pode cobrir toda a face; óculos; joelheiras; cotoveleiras; tornozeleiras e luvas são alguns dos itens utilizados.
Apesar do que muita gente pensa, não é preciso ser atleta para adquirir uma bicicleta de montanha. Existem muitos circuitos de lazer e até provas para amadores, como o Trip Trail.
Além disso, elas são uma boa pedida para quem anda em estradas rurais e de terra. As mountain bikes são mais caras e exigem maior experiência e dedicação dos ciclistas. Bom preparo físico também ajuda a evitar lesões.
Por esses motivos, é bom apostar em uma bicicleta de montanha se o hobby for sério e se houver bastante tempo para dedicar à categoria. Não esqueça de investir, também, nos itens de segurança.
Gostou das dicas? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e receba muito mais conteúdo sobre bicicletas e as principais discussões sobre mobilidade urbana!