Como se não bastasse oferecer transporte público gratuito, a cidade de Maricá dispõe de uma malha diversificada de modais. Os vermelhinhos, como são conhecidos os ônibus da cidade, e as vermelhinhas, como são chamadas as bikes compartilhadas, são gratuitos para uso da população.
Implantada em 2003, a tarifa zero de Agudos, no interior de São Paulo, é uma das referências nacionais quando se fala do tema.
Localizada na região metropolitana de Fortaleza, Caucaia aderiu em 2021 à tarifa zero. Com 60 ônibus rodando em 15 rotas, o município, que tem 370 mil habitantes, previu investir anualmente R$ 25 milhões para seguir oferecendo a gratuidade aos moradores.
A alguns minutos de Campinas, Holambra, conhecida como a cidade das flores, tem transporte público gratuito em todas as linhas municipais. A tarifa zero foi instituída no município há mais de 10 anos.
Também há mais de 10 anos, a cidade de Eusébio oferece transporte público gratuito. A malha dinâmica de ônibus, que cobre 90% do município, transporta cerca de 60 mil pessoas diariamente.