Cidades planas e ciclismo

A geografia de cada país influencia muito seu modo de desenvolvimento, construções e planejamento urbano. Entretanto, será que estas características influenciam a vida dos ciclistas?

Diversas cidades mais planas ganham uma série de benefícios naturais, como a facilidade no planejamento urbano e no desenvolvimento de obras. Porém, isso acaba sendo um mero detalhe se não houver investimento na infraestrutura urbana para a caminhabilidade e o ciclismo.

Pedalar em ruas planas é mais fácil e pode ser um grande benefício para iniciantes, crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Contudo, se não houver sinalização e boas ciclofaixas, os perigos se multiplicam, já que a solução mais comum é dividir as ruas com o trânsito de carros.

Tendo isso em vista, o mero fato de simplesmente ser plana pode não indicar que uma cidade seja boa para ciclistas. Algumas cidades do interior com essas características se tornam um destino para quem gosta de bike pelo trânsito mais tranquilo.

Qual é a cidade mais plana do Brasil? É difícil achar dados oficiais com este levantamento, mas alguns índices apontam para Manduri, em São Paulo, como a cidade mais plana do País.

Com população de cerca de 10 mil habitantes, a cidade é conhecida pelas áreas de plantio de reflorestamento e pode ser um bom destino para ciclistas.

Quais são as melhores cidades para andar de bike no Brasil? Diferentes levantamentos e índices consideram pontos distintos na hora de classificar as cidades, apontando para respostas bem diversas. Entretanto, algumas se destacam pelo investimento na infraestrutura cicloviária. São elas:

São Paulo Com 690 km de ciclovias e 32,1 km de ciclorrotas, a capital paulista se destaca como uma das mais sinalizadas e com maior investimento para quem pedala. Porém, o trânsito caótico também faz a cidade ser a com maior número de acidentes envolvendo ciclistas.

Santos A cidade do litoral paulista conta com apenas 57 km de ciclovias e planos para alcançar os 100km. Porém, a sua orla e a sua geografia plana fazem com que a bicicleta seja uma boa opção de mobilidade por lá.

Rio de Janeiro Um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, a capital do Rio tem cerca de 400 km de ciclovias e planos ousados de alcançar 1.000 km em 10 anos. Além da boa infraestrutura, principalmente na orla, é difícil competir com a vista da cidade maravilhosa.

Outras cidades que são destaques em infraestrutura e presença de ciclistas são: Aracaju (SE) Porto Alegre (RS) Campinas (SP) Belo Horizonte (MG) Curitiba (PR) Recife (PE) Fortaleza (CE) Brasília (DF) Manaus (AM)

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