Com a disparada do preço dos combustíveis, saber economizar ficou cada vez mais necessário. Descobrir como calcular gasolina por quilômetro é fundamental para saber se manter o veículo vale a pena ou se é melhor pensar em aplicativos e transportes públicos. 

Como calcular gasolina por km? 

O raciocínio é simples, basta dividir a quilometragem percorrida pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo, se você estava sem gasolina, colocou 10 litros e rodou 100 quilômetros, então: 100/10 = 10. [Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]Seu carro fez 10 quilômetros por litro. 

Como calcular gasolina por quilômetro?

O barato sai caro 

Apesar de ser comum ver relatos na internet de pessoas rodando com o tanque sempre na reserva e colocando pouca gasolina para a mediação, isso não é indicado. O fundo do tanque pode conter sedimentos de impurezas da gasolina. 

Rodar sempre “na reserva” faz essas impurezas serem lançadas ao motor, gerando o risco de danos sérios e às vezes irreparáveis. Vale lembrar de sempre abastecer em postos confiáveis e com bandeira. Se houver algum problema no combustível, haverá meios de buscar reparação. 

Tanque cheio! 

A melhor maneira de calcular a gasolina é enchendo o tanque até o desarme da bomba e depois disso percorrer a quilometragem necessária e abastecer novamente até o desarme. E então anotar quantos litros foram necessários para encher o tanque. Depois basta fazer o cálculo.

Repita o teste

Para eliminar qualquer dúvida decorrente de trajetos incomuns, repita o teste três vezes e divida o resultado por três. Procure fazer os trajetos que você percorre cotidianamente para entender os gastos. Para maior precisão, abasteça no mesmo posto, com gasolina confiável. 

Lembre-se de deixar a manutenção do carro em dia. Itens como velas e sistema de alimentação podem levar a um desempenho pior do que o esperado. Se o consumo do veículo for superior ao indicado pelo fabricante, pode ser hora de fazer uma revisão.

Outra grande dúvida dos brasileiros é em relação a quando vale a pena mudar para o etanol. Via de regra, o combustível tem 70% da potência da gasolina. Assim, se o preço do etanol for 70% ou menos do valor da gasolina, vale a pena mudar.