Sem depender de combustíveis fósseis, carros elétricos são vistos como fundamentais para um futuro mais verde. Mas, para que seja realmente limpo, o motor dos veículos precisa seguir algumas normas. Vamos saber mais de como funciona um motor elétrico.
Existem alguns tipos de motor elétrico, mas basicamente todos seguem o mesmo princípio de funcionamento, o eletromagnetismo.
Segundo esse princípio, quando condutores situados em campo magnético são atravessados por corrente elétrica, sofrem ação de uma força mecânica chamada torque. Motores de carros elétricos convertem a energia elétrica das baterias em energia mecânica.
As baterias atuais de veículos elétricos são de íons de lítio, o mesmo princípio das usadas em smartphones e notebooks. Elas armazenam a energia elétrica que faz o carro se movimentar. Quando acionada, a bateria libera energia elétrica em corrente contínua pelo automóvel.
Em seguida, um mecanismo chamado inversor transforma a corrente contínua em alternada e a entrega para o motor de indução. Esse motor, então, gera um campo magnético rotativo (RMF), induzindo a corrente nas barras do rotor e o fazendo girar.
Esse processo aciona os mecanismos do motor que fazem o carro se mover. Os veículos também contam com sistemas de recuperação de energia que evitam que esta se disperse em forma de calor. Em vez disso, ela é reconvertida em energia elétrica e armazenada na bateria.
Apesar de todos os benefícios, a indústria automobilística ainda luta para que os veículos elétricos sejam verdadeiramente eco-friendly. Isso porque a pegada de carbono para a construção deles ainda é muito elevada, e as baterias têm reciclagem muito difícil, quando não impossível.