Como o patinete elétrico off-road funciona?

Bicicletas e motocicletas off-road já são febre entre os aventureiros de plantão (e os de fim de semana também). Agora, um veículo comum nas grandes cidades também quer ganhar as trilhas: o patinete elétrico.

Diversas empresas estão disponibilizando patinetes elétricos off-road, mas para que eles se adaptem  aos terrenos, uma série de modificações precisam ser feitas. Vamos saber como funciona o patinete elétrico off-road. 

O ponto mais crítico no veículo são os pneus, afinal eles precisam enfrentar pedras, buracos e cascalhos em vez dos asfaltos lisos de ruas e ciclovias. Por isso, o patinete elétrico off-road é disponibilizado com pneus mais largos e mais resistentes. 

Pneus

Algumas empresas oferecem pneus sólidos que não furam e não esvaziam. Para isso, não têm câmaras e contam com cavidades internas.

Para garantir conforto e segurança, os patinetes elétricos off road capricham na suspensão. Algumas empresas oferecem suspensão dupla, ou reforçada na dianteira, enquanto outras oferecem suspensão para as duas rodas.

Suspensão

Outro fator fundamental para terrenos acidentados são os freios. A maioria dos patinetes elétricos off-road oferecem freio a disco ou ABS. Além disso, o comando de freio e acelerador é feito com controles nas mãos. 

Freios

Algumas marcas oferecem a possibilidade de controlar a potência do motor. Dessa forma, é possível andar com velocidade total menor nos trechos mais difíceis das trilhas. 

Potência

As especificações variam em cada marca e modelo, mas os off-road costumam ser mais robustos, com potência de até 700 W e velocidade máxima de 36 km/h, além de poderem suportar até 150 kg. 

Especificações

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