Saiba mais do metrô de SP 

O Metrô de São Paulo recebe mais de 5 milhões de passageiros por dia e é fundamental para a vida e a mobilidade dos paulistanos. A obra remonta ao fim dos anos 1960 e teve uma longa história de evolução e inovação. Quer saber mais do Metrô de SP?

Necessidade de modernização

Durante as décadas de 1940 e 1950, ficou evidente que os meios de transporte existentes na cidade de São Paulo não conseguiam acompanhar a rápida urbanização. Apesar de já haver projetos e discussões sobre o metrô desde o fim do século 19, a ideia ganhou força nos anos 1960.

Em 1966, o então prefeito Faria Lima criou o Grupo Executivo Metropolitano (GEM) para o início dos estudos e a realização da obra do metrô. O GEM mais tarde se tornou o Metrô. O grupo contratou a consultoria de duas empresas alemãs, Hochtief e Deconsult, para a empreitada.

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Início das obras

Em 1968, a Assembleia formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e as obras foram iniciadas. A primeira linha foi a Azul, que na época se chamava Linha Norte-Sul. Ela foi aberta ao público em 1974.

Abertura modesta

Na época, a linha funcionava apenas das estações Jabaquara à Vila Mariana, das 9h às 13h. Cerca de 2,8 mil pessoas usavam o serviço diariamente. Em 1975, foram inauguradas estações até a Liberdade, e o metrô chegou ao centro da cidade.

Linha 3 — Vermelha

No fim da década de 1970 foi inaugurada a maior estação, a estação da Sé, e iniciada a Linha 3 — Vermelha, que em 1988 se tornou a mais extensa. Estima-se que, atualmente, 1,45 milhão de pessoas utilizem diariamente a Linha 3.

Década de 1990 e expansão

Na década de 1990 foi inaugurado o trecho Paulista da Linha 2 — Verde, e a Linha 1 — Azul foi expandida, alcançando 20,2 quilômetros de extensão. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas utilizem as mais de 23 estações da Linha Azul.

Novas linhas

A Linha 5 — Lilás foi inaugurada em 2002 e a Linha 4 — Amarela, em 2010. A Linha 15 — Prata é a mais recente, tendo o primeiro trecho inaugurado em 2014. A linha de monotrilho, quando terminada, deverá ter 26,6 quilômetros de extensão e atender a mais de 550 mil pessoas diariamente.

Mobilidade e integração

Desde 2005, foi implantada uma novidade que ajuda a mobilidade urbana da capital paulista. É o Bilhete Único, que garante integração e tarifas mais baratas para quem usa metrô, ônibus e trens.

Apesar dos desafios, o metrô de São Paulo já esteve entre os dez melhores do mundo, eleitos pela rede americana CNN. Além disso, ganhou o prêmio de Melhor Sistema das Américas no The Metro Awards.