Há 66 anos, em Belo Horizonte, começou a construção do Edifício Arcângelo Maletta. Carinhosamente conhecido como Malleta, o condomínio virou um ponto turístico e da boemia.   Entenda o que faz que o local ainda tenha espaço garantido no coração dos mineiros.

O que é Arcângelo Maletta?

O Edifício Arcângelo Maletta é um condomínio situado no cruzamento da rua Bahia e da Avenida Augusto de Lima, em Belo Horizonte. O uso é tanto residencial quanto comercial, e essa mistura de vida pública e privada é uma das características mais marcantes.

O prédio contém três blocos com 17, 19 e 30 andares. Ao todo, são 319 apartamentos, 642 salas comerciais, 72 lojas e 74 sobrelojas. Cerca de 1,3 mil pessoas moram lá, entre elas muitos estudantes.   Quase 5 mil pessoas, entre trabalhadores e funcionários, frequentam o condomínio diariamente.

No edifício, é possível achar praticamente tudo: dentista, advogado, psicólogo, relojoeiro, alfaiate, sebos, brechós e muito mais. E não faltam os famosos barzinhos, cafés e restaurantes que viraram ponto de encontro dos mais diversos grupos de BH. 

Personagens do Maletta 

Um bar de destaque é a Cantina do Lucas, que chegou a ser tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Além de ter sido frequentado por nomes como Murilo Rubião e Milton Nascimento, o bar está no Guinnes Book por ter o garçom que ficou em atividade por mais tempo no Brasil, o Seo Olympio.

Divulgação/Instagram Cantina do Lucas

Construção

O Malleta começou a ser construído em 1957 e foi inaugurado em 1961. Ele foi erguido no terreno do Grande Hotel, um dos principais edifícios históricos de Belo Horizonte. Arcângelo Maletta comprou o hotel em 1918 e foi o proprietário e administrador até morrer, em 1953. 

Ponto democrático 

Durante a ditadura militar, o Malleta virou um ponto de encontro de intelectuais, militantes, opositores e críticos ao regime. Desde então, o prédio foi palco das mais diversas manifestações políticas na capital mineira. 

Outra curiosidade do Maletta é que o edifício recebeu a primeira escada rolante de Belo Horizonte. A inovação tecnológica foi suficiente para levar muitos ao conjunto. Desde o início dos anos 2000, porém, as escadas não estão funcionando.

(Fonte: Facebook/Reprodução)

Tendo sido construído para revolucionar a arquitetura de BH, o Conjunto Arcângelo Maletta está no coração da cidade. Se você passar por lá, separe um tempo para conferir os bares e restaurantes na varanda do edifício, que oferecem uma bela vista do centro. 

(Fonte: Facebook/Reprodução)