Projetado na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Copan é um dos edifícios mais icônicos do Brasil. A construção dele marcou uma época importante da história de São Paulo, que visualizava forte crescimento populacional. Confira cinco curiosidades do famoso edifício.
Apesar de ser uma das criações mais famosas de Niemeyer, grande parte dos créditos do Copan é de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Também arquiteto, o profissional liderou a construção do edifício e fez que o projeto realmente saísse do papel.
Com 32 andares, 1.160 unidades e cerca de 5 mil moradores, o Copan é considerado o maior complexo residencial do Brasil.
Com tantas unidades habitacionais na estrutura, o Copan apresenta grande variedade de moradores. No local é possível encontrar desde pessoas morando em quitinetes até artistas vivendo em grandes apartamentos, como é o caso da cantora e atriz Manu Gavassi.
O anúncio da construção do Copan aconteceu em 1952, mas os acabamentos só foram finalizados em 1972. Replanejamentos do projeto e mudanças nos direitos da construção foram os principais motivos desse longo tempo.
Devido à demora na entrega do prédio e ao momento de expansão da capital paulista, o Copan começou a receber moradores em 1962 — dez anos antes da finalização.