IMPACTO NO SUS
Confira dados do estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 167 mil internações de motociclistas entre março de 2020 e julho de 2021. Dados da Abramet apontam que os cofres públicos sofreram um impacto de R$ 279 milhões.
Os Estados da Região Nordeste e Sudeste, em especial Bahia e São Paulo, foram os que mais apresentaram casos dos acidentes.
A redução de veículos nas ruas devido ao isolamento social é apontada como uma das possíveis causas para o fenômeno, visto que os motociclistas começaram a trafegar em maior velocidade por terem menos obstáculos à sua frente.
Uma evidência que corrobora essa hipótese foram os grandes números de multas aplicadas por excesso de velocidade a motociclistas de diversos locais do mundo, como Nova York, Toronto e Porto Alegre.
A redução da velocidade em vias urbanas e áreas escolares tem sido apontada por diversos especialistas como uma das medidas efetivas para diminuir os casos.
Todavia, é preciso que a providência seja tomada em conjunto com uma mudança no desenho das cidades para tornar as ruas mais inteligentes, além de ser necessário reeducar os motoristas.