Realizar o licenciamento do veículo anualmente é tarefa obrigatória. Por isso, reunimos aqui as informações mais importantes sobre o processo. Confira a seguir!
O licenciamento de veículo é um procedimento de regularização anual. A partir dele, é emitido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento comprova que o automóvel está circulando de forma regular pelas vias urbanas, com multas quitadas e estrutura em condições adequadas.
O pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito de acordo com o calendário estipulado em cada Estado. Atualmente, os valores variam, tendo diferenças de mais de R$ 100 entre localidades.
Após a baixa do pagamento, o condutor pode gerar o documento no app Carteira Digital de Trânsito. Desde 2019, o CRLV não é mais emitido de forma física.
A não realização do licenciamento anual implica uma série de medidas, como multas, juros e até mesmo retenção em blitz.
Por ser um comprovante de regularização, antes de solicitá-lo é preciso estar com todos os outros documentos do veículo em dia, como o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e do Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).