Confira os motivos da implementação do código de segurança na CNH.
O Código de Segurança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi implementado pela Secretaria Nacional de Trânsito em 2017. O QR code está presente nas versões físicas do documento, podendo ser encontrado no interior dele — do lado oposto da impressão das informações do cidadão.
Um dos principais objetivos da implementação desse código é barrar fraudes e falsificações. Em caso de dúvidas sobre a veracidade da CNH, agentes de trânsito podem escanear o código e confirmar rapidamente se ela é ou não verdadeira.
Os dados presentes no QR code são criptografados e permitem que agentes comparem a versão digital com a física para identificar qualquer evidência de imitação.
Além disso, o QR code pode ser usado para gerar a CNH Digital no app Carteira Digital de Trânsito, bastando realizar o cadastro e escanear o código com o aplicativo.
Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre outro código do documento, localizado acima do número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
Apesar de estar presente, ele é usado apenas para consultas em sites oficiais ou em atendimentos em Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já que permite localizar cadastros de forma mais rápida e prática. Por isso, o código não precisa ser decorado, e os portadores do documento podem ficar despreocupados.