O que quer dizer a palavra “híbrido”?

Ainda sente dúvida quando ouve o termo “carro híbrido”? Não sabe diferenciar de elétrico ou flex? Então continue com a gente para entender o que significa carro híbrido.

Na definição do dicionário...

Segundo o dicionário Priberam, a palavra “híbrido” designa um animal proveniente do cruzamento de duas espécies ou um item que tem dois elementos diferentes na composição.

Carros híbridos

No caso de carros ou veículos híbridos, os dois elementos distintos são os motores. Esses modelos são equipados com dois, um movido a combustão (gasolina, etanol ou diesel) e um elétrico. Essa configuração oferece uma série de vantagens aos veículos.

Consumo

Como os motores podem atuar em conjunto, os carros híbridos têm desempenho muito melhor que os concorrentes a combustão. Veículos híbridos fazem em média 20 quilômetros por litro de gasolina em trajetos urbanos, com modelos de alto desempenho podendo ultrapassar 30 quilômetros por litro.

É claro que isso varia de acordo com o modelo e a forma de guiar do motorista. Alguns veículos utilizam os próprios movimentos de frenagem para recarregar o motor elétrico, garantindo maior autonomia.

Menos poluição

Outra vantagem dos híbridos é que eles poluem menos. Apesar de não serem zero poluentes como os elétricos, ajudam a diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Enquanto os pontos de recarga ainda não se popularizam, um híbrido é uma ótima opção para ajudar o meio ambiente sem correr o risco de parar na estrada.

Menos impostos

Vários Estados do País cortaram impostos de veículos híbridos e elétricos. São Paulo, por exemplo, dá descontos no Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e até no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem tem esses modelos. Outros oito Estados, além do Distrito Federal, já aboliram o IPVA para esses modelos.